Recentemente fiz uma postagem em meu Instagram falando sobre cisto pilonidal e muitas pessoas comentaram suas dúvidas. Por isso, trouxe esse conteúdo para falar sobre o cisto pilonidal inflamado, sintomas de cisto pilonidal e qual o melhor tratamento de cisto pilonidal. Vamos lá?

Primeiramente, o que é o cisto pilonidal? Algumas pessoas podem ter dúvida no momento de reconhecer o quadro, portanto, é importante saber que o cisto pilonidal se forma na região que é conhecida como “cofrinho”. Bem, ele fica localizado entre as costas e as nádegas, e muitas vezes vai se manifestar em forma de alguns furinhos na região. A teoria mais aceita é que o cisto pilonidal se forme por causa dos pelos na região que, por sua vez, entram na pele, geram uma reação de corpo estranho e criam a cavidade do cisto.

Existe uma diferença entre a doença pilonidal e o cisto pilonidal? Não! Cisto pilonidal é o nome mais popular, pelo qual o quadro é conhecido, mas o nome correto é doença pilonidal. Assim, a região sofre com a formação de pus e fica avermelhada e dolorida. Nessa situação, o tratamento indicado costuma ser a drenagem, ou seja, um furo feito na região que vai esvaziar o local e aliviar o quadro agudo de infecção.

Mas atenção: nunca fure o cisto pilonidal por conta própria! Muitas vezes a região, além do pus, tem tecidos necrosados que precisam ser retirados também. Sendo assim, furar esse tecido em casa pode levar a complicações do quadro.

Bem, mas além da drenagem, existe outro tratamento de cisto pilonidal?

Tratamento de cisto pilonidal – quando devo operar?

Caso a região ainda não esteja com uma grande quantidade de pus, o tratamento de cisto pilonidal é diferente. Quando não existe pus a ser drenado, o tratamento envolve o uso de antibióticos e a aplicação de calor no local com banhos de assento, por exemplo.

Além do tratamento de drenagem e do uso de antibióticos, uma alternativa no tratamento de cisto pilonidal é a cirurgia. Geralmente, é aconselhado que ela seja feita no período que o tecido não está inflamado. Sendo assim, é comum que antes de realizar uma cirurgia, a drenagem tenha sido feita. Dessa forma, toda a infecção é tratada, o pus é retirado e em seguida é feito o monitoramento para avaliar se a cicatrização vai ocorrer de maneira correta.

Portanto, caso a cicatrização não ocorra completamente e fiquem sequelas da doença pilonidal, como alguns furinhos no local, a cirurgia é realizada. A esse ponto, a infecção já foi amenizada e uma intervenção permanente é segura. Outra razão para a cirurgia ser realizada após o tratamento da fase inflamatória é que, durante o período de inflamação, o tecido se expande e, em seguida, a região pode reduzir ao seu tamanho original. Sendo assim, a cirurgia seria realizada numa área bem menor, comprometendo menos locais e com uma área de cicatrização menor.

E para finalizar, é importante se atentar também aos cuidados pós tratamento de cisto pilonidal. Manter a área ao redor do cisto sem pelos é recomendável, assim as chances de se ter inflamação são reduzidas. Além disso, evitar se sentar sobre a região do cisto pilonidal também é indicado, já que o cisto tem relação com os traumas na região.

Sendo assim, já sabe: qualquer alteração na região, busque atendimento médico e não faça intervenções sozinho!