A busca por um estilo de vida mais saudável, com alimentação saudável e exercícios físicos tem crescido cada vez mais. Tornar os hábitos saudáveis, além de melhorar a qualidade de vida, nos dá uma direção sobre como viver mais e melhor. Dessa forma, você sabe o que comer para viver mais e o que não comer? Me acompanhe para descobrir os mitos e verdades da alimentação saudável.

Bem, para promover uma alimentação saudável de maneira correta, o primeiro passo que devemos tomar é observar as informações nutricionais do que consumimos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre é preciso mudar drasticamente o que comemos, já que com algumas intervenções é possível tornar a alimentação mais rica e ainda assim a adequar ao gosto pessoal.

Por isso, para compreender como implementar a alimentação saudável no dia a dia, é preciso entender como dividir seu prato. Metade do seu prato deve conter verduras e legumes! Eles contêm água, fibras solúveis e insolúveis, prebióticos, antioxidantes, vitaminas, minerais, carboidratos complexos e zero colesterol. Quanto mais frescos melhor!

E na outra metade? Bem, a metade restante do prato deve estar dividida em: ¼ destinado aos cereais integrais, como arroz integral, grãos e sementes. Neles você encontra fibras, gorduras boas e carboidratos complexos. Estes carboidratos não aumentam tanto nosso índice glicêmico e, ao serem ingeridos junto com a salada, diminuem a velocidade de absorção no nosso organismo. E nos ¼ restantes do prato? Nele deve conter as proteínas de sua escolha, podendo ser de origem animal ou vegetal.

Colesterol, como manter a alimentação saudável?

Existem muitos mitos sobre o colesterol, por isso, é importante saber: o colesterol é essencial para a produção de hormônios esteroides – entre eles os hormônios sexuais como testosterona e estrógeno. Dessa forma, ele é necessário em várias funções em nosso organismo e, por isso, o colesterol precisa estar equilibrado entre o que chamamos de “colesterol bom” e “colesterol ruim”.

O HDL, conhecido como “bom”, é responsável por remover o colesterol dos locais inadequados em nosso organismo e o encaminhar para o fígado. Já o LDL, o colesterol “ruim” faz o caminho oposto, levando o colesterol do fígado para nossos órgãos.

Bem, e além disso, o que comer para viver mais? O que mais precisamos saber?

Probióticos – Fazem bem ou não?

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando ingeridos em quantidade suficiente, causam benefícios à saúde. Mas será que eles alteram a flora intestinal mesmo? Vários estudos não comprovam que o consumo de probióticos altere a composição de bactérias das fezes, mas, como que eles fazem efeito sem altera a composição do material que sai?

Bem, aqui nós podemos pensar várias coisas, entre elas que eles alterem a flora em outras regiões do organismo, ou que os estudos não foram poderosos suficientes, pois inúmeros deles têm vieses de seleção, design e tamanho de amostra. Dessa forma, podemos dizer que probiótico é bom, mas o que realmente funciona é uma alimentação saudável e balanceada.

Então, o que não comer? Bem, evite alimentos cheios de carboidratos simples, como produtos industrializados e doces. Eles são absorvidos de forma muito rápida pelo nosso organismo, elevando nossa glicose rapidamente e, em seguida, sofrendo uma queda brusca da mesma. Isso eleva a insulina e faz com que as células criem depósitos de gordura, criando um ciclo ruim.

Por isso, antes de iniciar uma reeducação alimentar, busque orientação médica! Assim, você consegue tornar sua alimentação saudável, sem colocar a saúde em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nosso blog