Retirada de plicoma a laser

O plicoma anal é um quadro que, apesar de comumente não oferecer riscos ao paciente, pode incomodar por causa da aparência da região. Existem alguns métodos tradicionais para a cirurgia de plicoma que o paciente pode optar, mas você já ouviu falar na retirada de plicoma a laser?

Bem, antes de aprofundar sobre a retirada de plicoma a laser, vamos entender melhor sobre o que se trata um plicoma anal e porque, em alguns casos, a cirurgia de plicoma é indicada. O plicoma é uma prega de pele que se forma na região anal, geralmente decorrente de algum inchaço local. Assim, ele pode ser resultado de uma crise de hemorroida, quadros de fissura anal, passagem de fezes duras pela região ou algum outro trauma que possa ocorrer.

Geralmente, casos de crise de hemorroida e fissura anal, não são suficientes para resultar no aparecimento de um plicoma. Entretanto, é quando uma fissura se torna uma fissura crônica, que está sempre retornando, por exemplo, que existe o risco do aparecimento de plicomas. Isso ocorre porque a pele sofre, repetidamente, o processo de inchar e desinchar, e em consequência, se torna mais frágil e flácida.

Agora que já entendemos o que é o plicoma anal e quais as causas, vamos conhecer a cirurgia de plicoma tradicional e qual a diferença entre a retirada de plicoma a laser. Vamos lá?

Tratamentos para plicoma – Cirurgia de plicoma

A cirurgia de plicoma consiste, basicamente, na retirada do excesso de pele. Isso costuma ser feito com anestesia local que, em alguns casos, pode ser acompanhada de sedação. Dessa forma, após a anestesia, a prega de pele é puxada, cortada e, em alguns casos, recebe pontos para fechar a região.

Apesar de parecer que pontos são sempre a melhor opção, em muitos casos essa prática não é indicada. Os pontos geram uma reação inflamatória e inchaço, assim, em alguns casos, pode inchar e levar ao surgimento de um novo plicoma anal.

Entretanto, quando é feita uma cirurgia de plicoma que deixa o corte aberto para a cicatrização, também existe risco de formar um novo plicoma. Por isso, a avaliação médica prévia é sempre importante na escolha dos métodos e os riscos são amenizados.

Tratamentos para plicoma – Retirada de plicoma a laser

Quando falamos de retirada de plicoma a laser, já associamos a um procedimento moderno, certo e mais confiável, correto? Retirada de plicoma a laser é um método com bons resultados, mas temos que indicar para os casos certos.

Na cirurgia a laser, assim como em outras cirurgias de plicoma, realizamos a retirada daquele excesso de pele da região. Até aí tudo como o esperado, não é? Acontece que a principal diferença entre a retirada de plicoma a laser e as demais cirurgias de plicoma está no tipo de corte feito na região.

O laser utilizado na cirurgia de plicoma age cortando a pele da região com muita precisão, o que diminui a reação inflamatória. Além disso, ele também cauteriza a região após o corte. Bem, apesar de ter um corte mais delicado, é preciso ter em mente que, assim como os demais métodos, quando a retirada de plicoma a laser é realizada, ainda existe a possibilidade de ocorrer o surgimento de um novo plicoma na região.

Dessa forma, apesar de ser uma boa opção de intervenção, é necessário ter avaliação médica para decidir optar pelo laser. E lembre-se, ao perceber alguma alteração na região anal, busque ajuda médica.