Você sabe quando se deve procurar um proctologista? Muitas pessoas acham que a consulta com o profissional deve ser feita após o aparecimento de sintomas como sangramento anal ou trombose hemorroidária. Entretanto, a verdade é que as consultas com o proctologista devem ser feitas de maneira preventiva, para controle.

Antes de entender melhor quando se deve procurar um proctologista, é interessante esclarecer qual a diferença de proctologista e coloproctologista, afinal, é uma dúvida que afeta muitas pessoas. Bem, a verdade é que não existem diferenças na área de atuação de cada um. A especialidade se chama coloproctologista, entretanto, a palavra é um pouco complexa de ser pronunciada e muitas pessoas chamam de proctologista, o que não tem problema, ambas as pronúncias estão corretas e se referem a mesma especialidade.

Esclarecidas as dúvidas, aqui estão para 4 motivos que nos dizem quando se deve procurar um proctologista, vamos ver?

4 motivos para procurar um proctologista – quando se deve procurar um proctologista?

1. Sangramento Anal
O sangramento anal nunca é normal e todo sangramento na região deve ser avaliado. Bem, existem diversas razões para haver sangramento anal, como fissuras e fístulas, que são originadas no ânus. Além disso, existem as razões causadas por quadros no intestino, como divertículos e até mesmo câncer de intestino.

Portanto, se você observar que tem sangramento anal, seja ele vermelho vivo ou em tonalidade escura, misturado às fezes ou caso você perceba sangue no papel, busque um atendimento com um proctologista.

2. Ter mais de 45 anos
Homens e mulheres com mais de 45 anos devem se consultar com um proctologista, independente de ter ou não histórico de câncer na família, ou algum sintoma de quadros na região do intestino, ou ânus. Há alguns anos, a idade estabelecida para essa consulta era de 50 anos, mas tem-se notado que o risco de um surgimento de câncer de intestino após essa idade vem caindo, justamente por causa das ações preventivas.

Dessa forma, ao comparecer à consulta com o proctologista é realizado um exame de rastreamento de câncer de intestino. Esse rastreamento poder ser feito através de uma colonoscopia ou do exame de sangue oculto nas fezes.

“Mas por que realizar um exame se não tenho sintomas?”. Bem, 70% dos quadros de câncer de intestino são assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum sintoma. Dessa forma, é importante realizar consultas preventivas, para que assim que o câncer de intestino for descoberto, se iniciar o tratamento inicial, que tem uma taxa de cura de mais de 95%.

3. Alteração do hábito intestinal
Se o seu intestino funcionava regularmente e passou a funcionar de maneira irregular, com menos idas ao banheiro ou diarreias frequentes, por exemplo, é importante se consultar com um proctologista. As razões para essa mudança são diversas, podendo ser um quadro de alteração da flora bacteriana, uma doença infamatória intestinal ou até mesmo um sintoma de um câncer de intestino.

Para encontrar as razões reais para essa mudança no hábito intestinal, busque um proctologista. Ele poderá indicar o tratamento ideal.

4. Sintomas anais
Sintomas na região anal podem ocorrer ao menos uma vez com qualquer pessoa. Um quadro de fissura anal aguda, que pode ocorrer por passagens de fezes muito duras, tem 99% de chance de recuperação e 1% de evoluir para um quadro de fissura crônica, na maioria dos pacientes. Dessa forma, o quanto antes o quadro for avaliado e receber o tratamento ideal, menos chances tem de evoluir para um quadro mais grave.

E estes são os motivos de quando se deve procurar um proctologista! Caso você se enquadre em algum destes grupos, é hora de se consultar com um profissional.  Lembre-se, o quanto antes o quadro for diagnosticado, mais eficaz será o tratamento.