Identificar um quadro de hemorroidas é muito fácil, certo? Bem, a realidade é que nem sempre é assim tão simples, já que os sintomas de hemorroida, muitas vezes, se parecem com sintomas de outros quadros. Sendo assim, hoje falarei sobre os sintomas de hemorroida e como fazer para reconhecer o quadro. Vamos lá?  

Antes de falar dos sintomas, é preciso entender o que são as hemorroidas. As hemorroidas são vasos de sangue presentes na região anal, e esses vasos são chamados de plexo hemorroidário. Os vasos do plexo hemorroidário estão presentes em todas as pessoas, a diferença é que, em algumas pessoas, esses vasos começam a perder sustentação.  

Assim, eles se tornam mais volumosos e podem, em alguns casos, descer e sair pelo ânus, o que configura a doença hemorroidária. Ou seja, todos temos o plexo hemorroidário, mas a doença hemorroidária só tem quem apresenta os sintomas. Sendo assim, vamos aos sintomas de hemorroida 

Como reconhecer os sintomas de hemorroida? 

Sangramento de hemorroida
O sangramento de hemorroida apresenta uma coloração em um tom de vermelho vivo. Isso ocorre porque o sangue que circula no plexo hemorroidário é um sangue arterial. Dessa forma, além de apresentar uma cor mais viva, o sangramento de hemorroida pode se ocorrer em forma de jatos ou gotejamentos.  

Entretanto, por mais que o sangramento seja um dos sintomas de hemorroida, é necessário ter em mente que ele pode ser sintoma de outros casos, como o de fissura, por exemplo. Por isso, se notar sangramento na região, busque atendimento médico para que o diagnóstico correto seja feito.  

Aumento de volume na região anal
É normal, até certo ponto, que ao fazer força para evacuar, a região anal apresente um aumento de volume. Isso acontece porque os vasos do plexo hemorroidário se enchem de sangue para que as fezes não firam o canal anal. Entretanto, quando uma parte do ânus se descola e volta após um tempo ou a pessoa precisa empurrar para dentro novamente, pode ser um indicativo de um prolapso de hemorroida.  

Por outro lado, assim como o sangramento, nem sempre o prolapso é um sintoma de hemorroida. Ele pode indicar, também, uma papila hipertrófica, que é um inchaço que ocorre dentro do ânus. Além disso, um prolapso retal pode ocorrer, o que dificulta o reconhecimento do quadro.  

Irritação na região anal
Esse sintoma surge, geralmente, quando a pessoa tem hemorroidas externas ou que saem com frequência. O atrito na região pode causar o aparecimento de muco, presença de fezes na região e nas roupas e umidade constante. Esse quadro é mais comum em hemorroidas de graus 3 e 4. As hemorroidas de grau 3 são aquelas que saem e a pessoa precisa, manualmente, voltar com elas para o local e as hemorroidas de grau 4 são as que já não são possíveis voltar para o lugar e ficam permanentemente para fora.  

Bem, esses foram alguns dos sintomas de hemorroida, mas como falei anteriormente, a avaliação deles sozinhos não é o suficiente para um diagnóstico completo. Por isso, caso notem algum desses sintomas de hemorroidas, busque um, atendimento com um proctologista em São Paulo ou um proctologista em Belo Horizonte.