“Dr. Marcelo, notei a presença de muco nas fezes, é normal?”. O intestino produz muco normalmente e essa produção é causada por diversos fatores. A presença de muco nas fezes  é algo comum, e muitas vezes não conseguimos ver o muco, já que ele está misturado às fezes. Entretanto, perceber o aparecimento de fezes com muco pode ser sinal do aumento da produção de muco, o que pode estar associado a alguns fatores preocupantes. Por isso, hoje falarei sobre o que é muco e a aparição de muco nas fezes.

O que é muco? Bem, o muco está presente em diversos locais do nosso organismo e a sua função principal é a proteção, embora não seja a única. Um exemplo prático desse mecanismo é nas vias aéreas, onde o muco serve para aderir as substâncias que estão entrando no nosso nariz, como partículas de poeira, e ajudar a expulsá-las.

A relação da proteção com o muco nas fezes é que o muco também está presente em nosso estômago. Assim, ele é responsável por proteger nossas células das bactérias potencialmente nocivas que habitam o intestino. Dessa forma, quando a parede intestinal sofre uma agressão, a produção de muco aumenta. Assim, é possível observar a formação e presença de muco no intestino quando há a doenças intestinais, como a disbiose e síndrome de intestino irritável.

Por ser produzido quando ocorre qualquer agressão à parede intestinal, a presença de muco nas fezes pode ser considerada normal durante uma diarreia, por exemplo. Entretanto, devemos ficar atentos aos outros sintomas que acompanham o muco nas fezes. Quando ocorre a eliminação de sangue, perda de peso, febre, anemia, dor abdominal intensa ou abdômen rígido em conjunto das fezes com muco, é necessário uma investigação maior  do que está ocorrendo em nosso organismo.

Bem, mas quais são os motivos para a presença de muco nas fezes? Confira!

Presença de muco nas fezes – Quais as razões?

Intolerâncias alimentares: é comum associarmos o termo à intolerância a lactose, mas essa não é a única intolerância alimentar. Muitas pessoas têm intolerância ao glúten, ou à frutose, por exemplo, e tudo isso causa uma irritação no estômago, o que faz com que o muco seja produzido e, posteriormente, se encontre muco nas fezes.

Alergias alimentares: quando entramos em contato com um componente que nos causa alergia, os anticorpos são ativados, o que causa uma irritação local e, consequentemente, a produção de muco.

Infecções intestinais: as infecções – ou gastroenterites – podem ser causadas por vírus, bactérias e outros tipos de microrganismos. Dessa forma, a produção de muco aumenta e é possível encontrar presença de muco nas fezes. Muitas vezes, esses quadros são associados à diarreia. Quando a infecção é bacteriana, pode ocorrer o surgimento de febre, mal-estar geral, prostração e presença de sangue nas fezes. Por isso, é necessário atendimento profissional.

Irritações: qualquer quadro que cause irritação na parede intestinal proporciona o aumento da produção de muco. “Mas irritações não são a mesma coisa que infecções?”, bom, nem sempre elas têm a mesma causa. Irritações podem ser causadas por fatores mecânicos, como a lavagem intestinal ou a chuca, onde o contato da água com a mucosa pode gerar uma irritação.

Doenças intestinais inflamatórias: a Retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn, que irritam a parede intestinal, podem ocasionar o aumento de muco.

Bem, essas foram algumas das causas da presença de muco nas fezes. Ao notar um aumento de muco, busque atendimento com proctologista, assim, o diagnóstico correto será alcançado e o melhor tratamento será oferecido!