Se você sofre ou já sofreu com hemorroidas, é possível que já tenha utilizado pomadas para hemorroida aliviar os sintomas, não é mesmo? As pomadas realmente auxiliam no processo de como tratar hemorroida, mas você sabia que existem diferenças entre as pomadas com e sem corticoide? Dessa forma, no momento de iniciar o uso de pomadas para hemorroida no tratamento para hemorroidas, é necessário conhecer as propriedades das pomadas para que, na consulta com proctologista, seja escolhida a mais indicada para seu quadro.

Bem, é importante lembrar que corticoides são anti-inflamatórios potentes, mas não estão na classe de anti-inflamatórios não esteroidais, como a nimesulida ou diclofenaco, que são mais conhecidos e usados. O corticoide para hemorroidas faz parte da classe dos anti-inflamatórios esteroidais e são usados no tratamento de inflamações em todo o corpo.

Existem dois tipos de corticoides:

  1. Sistêmicos: são aqueles que podem ser tomados via oral ou injetados.
  2. Tópicos: utilizados em cremes e pomadas, podendo ser aplicados direto na pele.

O corticoide para hemorroidas usado nas pomadas para hemorroida é do tipo tópico, aplicados direto na região do ânus.

Corticoide para hemorroida – Pomadas para hemorroida

As pomadas para hemorroida são indicadas para o tratamento para hemorroidas por curtos períodos de tempo. Elas são indicadas em caso de inflamação ou coceira intensa na região do ânus. Mas porque os corticoides não podem ser utilizados com frequência?

Bem, o uso contínuo de pomadas com corticoide pode causar alguns efeitos colaterais prejudiciais para a região, confira:

  1. Rash cutâneo: após a suspensão do corticoide, a pele fica avermelhada e irritada. Assim, é comum que a pessoa retorne com o uso das pomadas, o que cria um círculo vicioso.
  2. Resposta imunológica: causa diminuição do sistema imune local, o que torna a região mais propícia ao surgimento de infecções como candidíase ou monilíase.
  3. Dermatose pruriginosa: ocorre quando a pele da região passa por alterações e começa a ter um prurido constante, ou seja, passa a coçar constantemente por causa do uso dos corticoides.
  4. Atrofia da pele: por causa do uso constante dos corticoides, a pele se torna mais fina, ficando mais suscetível a traumas e machucados, que podem causar mais dores e irritações.
  5. Dificulta diagnósticos: por ser um anti-inflamatório potente, o corticoide para hemorroidas pode mascarar outros quadros que estão se desenvolvendo na região anal. Dessa forma, o diagnóstico correto é prejudicado.
  6. Atrasam a cicatrização: cuidado com o uso de pomadas no pós operatório. Os corticoides atrasam a cicatrização no local e, caso não seja esse o objetivo pretendido, esse atraso pode trazer complicações para o caso. Portanto, sempre siga as orientações do seu médico sobre como proceder no pós operatório.

Bem, além de se atentar aos efeitos colaterais causados pelo uso frequente de pomadas para hemorroida com corticoide, é interessante entender que existem corticoides divididos entre fracos, médios e fortes.

Qual a melhor pomada no tratamento para hemorroidas?

Falar em “melhor tratamento” é algo complexo, afinal, cada caso  é único  e requer um tipo de medicação específica. Entretanto, quando falamos de tratamento para hemorroidas, o mais indicado é o uso de corticoides mais fracos, como a hidrocortisona 0,5%.

Os corticoides podem ser encontrados em forma de pomadas, cremes e supositórios. Na região do ânus, o mais aconselhável é usar os corticoides em versão de pomadas, pois são mais oleosas e tem melhor absorção. Entretanto, antes de optar por um tratamento, faça consulta com proctologista, assim será indicada a melhor abordagem para seu caso.