Você já ouviu falar em obstrução intestinal? O assunto é pouco falado comumente e só recentemente algumas pessoas estão descobrindo sobre esta condição, após alguns casos de famosos que tiveram isso. Dessa forma, é normal que haja dúvidas sobre o quadro e suas formas de tratamento.

Bem, antes de mais nada, é necessário esclarecer o que é obstrução intestinal, pois só assim será possível compreender os sintomas de obstrução intestinal e buscar a melhor forma de tratamento.

O que é obstrução intestinal? – Conheça as causas

Bem, para ficar fácil de entender, é preciso saber que o intestino é um tubo que vai da boca ao ânus. A comida entra pela boca e vai sendo triturada, digerida e absorvida, e durante esse trajeto vai se transformando nas fezes.

Uma obstrução intestinal nada mais é que um impedimento da passagem das fezes pelo intestino em direção ao ânus, podendo ocorrer em qualquer segmento do intestino grosso ou delgado.

Bem, uma obstrução intestinal pode ter várias causas. Dessa forma, é possível observar em pessoas que nunca realizaram cirurgia ou procedimentos na região do intestino, causas como pólipos, cânceres e vólvulo (torção do intestino). Os casos de vólvulo são mais comuns em pessoas que nunca realizaram nenhum procedimento pois, no abdome que nunca foi operado, o intestino é muito móvel, podendo se deslocar de um lado para o outro.

Por outro lado, em pessoas que já passaram por cirurgias abdominais, a causa mais comum seriam as aderências ou bridas. O que é isso? Bem, toda cirurgia causa micro agressões ao intestino e isso leva a uma cicatrização. As aderências fixam o intestino. Essa fixação pode levar à formação de dobras ou angulações fechadas no intestino, impedindo a passagem. Imagina uma curva muito fechada, o conteúdo do intestino não passa e começa a acumular.

Além de cirurgias e torções, uma obstrução intestinal pode ser causada por quadros de outras doenças. Por exemplo, doenças inflamatórias como Doença de Crohn e Diverticulite causam uma área de inflamação no intestino, o que o torna mais estreito e propicia o aparecimento de casos de obstrução.

Como reconhecer os sintomas de obstrução intestinal?  – Conheça os tratamentos

Um dos principais sintomas de um intestino obstruído é a dor abdominal. Esta dor é parecida com a cólica, ela aumenta a intensidade rapidamente, atinge um pico e vai reduzindo o nível de dor aos poucos. Este sintoma é recorrente, ou seja, a pessoa passa por esse pico de dor várias vezes ao dia.

Em alguns casos, quadro de vômitos também são comuns, dependendo da localização da obstrução. Da mesma forma, o funcionamento do intestino é comprometido. Quando a obstrução é mais baixa, o intestino é comprometido com mais facilidade em relação a uma obstrução alta.

A obstrução intestinal pode ser total ou parcial. Na obstrução parcial, somente uma parte do intestino é comprometida e a passagem das fezes continua acontecendo, ainda que de maneira deficiente. Já na obstrução total, a passagem pelo intestino é totalmente comprometida e não ocorre nem mesmo a passagem dos gases.

Este quadro é mais complexo e pode levar a isquemia, que é a falta de circulação sanguínea no local, e pode ocasionar também a perfuração por ruptura do intestino. A perfuração seria um quadro muito grave e que, em geral precisa operar para resolver. Por isso, devemos tratar a obstrução o mais rapidamente possível.

O tratamento pode ser cirúrgico ou não. Se a obstrução for parcial ou causada por algum inchaço no intestino, apenas a colocação de uma sonda pelo nariz até o estômago pode resolver. Já no caso de obstruções totais ou quase totais seria indicada a cirurgia para desfazer essas aderências ou angulações.

A avaliação deve ser feita caso a caso de preferência por um especialista proctologista em BH.

{"@context":"https://schema.org","@type":"VideoObject","name":"Entenda o caso do presidente Bolsonaro. Obstrução intestinal","description":"Obstrução intestinal pode ser causada por várias doenças. Mas o mais comum em quem já operou o Abdome seriam as aderência ou bridas. Entenda o quadro do presidente Bolsonaro.","thumbnailUrl":["https://drmarcelowerneck.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Logo-Dr-Marcelo-Werneck.svg","https://drmarcelowerneck.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Logo-Dr-Marcelo-Werneck.svg","https://drmarcelowerneck.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Logo-Dr-Marcelo-Werneck.svg"],"uploadDate":"2021-07-15T08:00:00+08:00","duration":"PT03M10S","contentUrl":"https://youtu.be/egrBWt9mgZI","embedUrl":"https://youtu.be/egrBWt9mgZI","interactionStatistic":{"@type":"InteractionCounter","interactionType":{"@type":"http://schema.org/WatchAction"},"userInteractionCount":1217},"regionsAllowed":""}