Qual a melhor pomada para hemorroida? Frequentemente recebo essa pergunta nos comentários em minhas redes sociais e resolvi trazer um conteúdo falando sobre como tratar hemorroida e qual a pomada para hemorroida mais indicado para cada caso. Vamos lá?

Primeiramente, é importante ressaltar que o uso de pomadas para hemorroidas deve ser feito somente em períodos de crise de hemorroida, ou seja, durante uma trombose hemorroidária ou quando há sangramento. Para situações onde a hemorroida está inflamada e demanda de pomada no dia a dia, o mais indicado é entrar com um tratamento.

Caso você não esteja familiarizado com o termo “trombose hemorroidária”, eu explico. A trombose hemorroidária é consequência de um trauma causado na região, podendo ser pela passagem de fezes duras ou até mesmo pela limpeza da região feita com papel higiênico muito áspero, por exemplo. Esse tipo de trauma gera a coagulação do sangue no local e, por isso, a melhor pomada para hemorroida, nesse caso, é a que contem um anticoagulante. Vamos ver?

Melhor pomada para hemorroida – Como tratar hemorroida?

Pomadas com anticoagulante, comumente, contém álcool em sua formulação e, por isso, não são as mais indicadas para estar em contato com o ânus, já que o álcool pode causar mais irritação. Por isso, muitas vezes é necessário fazer a manipulação desta pomada para hemorroida, seguindo a orientação de um médico proctologista.

A pomada para hemorroida com anticoagulante pode ser manipulada com anestésicos em sua composição. Dessa forma, ela melhora a coagulação local e alivia a dor da crise de hemorroida. Entretanto, o uso de pomada com anestésico não é indicado para ser feito de forma contínua, já que pode retirar a sensibilidade da região e mascarar outros sintomas.

Para tratar a inflamação, a melhor pomada para hemorroida é aquela que contém anti-inflamatórios na composição. Os anti-inflamatórios mais comuns são os corticoides, entretanto, seu uso prolongado pode causar um afinamento da pele, o que a torna mais frágil, propiciando o surgimento de machucados, crise de hemorroida e sangramento.

As pomadas vasoconstritoras são indicadas para parar o sangramento de uma trombose hemorroidária. Assim como as demais pomadas para hemorroida, elas devem ser utilizadas sob orientação médica.

Em alguns casos, a melhor pomada para hemorroida é a que contém policresuleno em sua composição. Esse tipo de pomada age promovendo a renovação celular nos tecidos comprometidos. Assim, dependendo do estágio em que se encontra a crise de hemorroida, o policresuleno age em conjunto com outras substâncias, como corticoides e vasoconstritores.

Por último, também é possível utilizar uma pomada para hemorroida que haja como uma barreira, protegendo a hemorroida e evitando que o contato dela com outros tecidos. Dessa forma, a cicatrização acontece com mais facilidade.

E quanto às pomadas antibióticas, como tratar hemorroida com elas? Bem, a realidade é que as pomadas com antibióticos não são as mais indicadas para serem usadas na região anal. Apesar de, em alguns casos, auxiliarem no alívio dos sintomas, seu uso não é indicado, já que a região anal naturalmente possui bactérias e o uso de antibióticos pode provocar uma disbiose no local. Além disso, o antibiótico torna propício o desenvolvimento de infecções fúngicas no ânus, justamente por desestabilizar a flora local, por isso, só use pomadas antibióticas com recomendação do seu proctologista.

Bem, essas foram algumas das pomadas para hemorroidas que podem ser usadas. Mas lembre-se, o uso deve ser feito apenas em crise de hemorroida, não superando mais que três dias. Após isso, busque uma consulta com seu médico proctologista.