A ligadura elástica é também conhecida como bandagem de hemorroidas com elástico. É uma opção de tratamento para hemorroida minimamente invasiva e ajuda a prevenir a reincidência.

A ligadura elástica é um dos métodos existentes para o tratamento da hemorroida e é realizada em consultório médico, sem a necessidade de anestesia. É um tratamento atual de eleição para hemorroidas de 1º e 2º grau, que, com o seu advento, só são operadas em 20% dos casos.

As hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto, que podem causar dor, coceira e sangramento anal. Ela pode ser interna, quando fica escondida dentro do reto, ou externa, quando ela é facilmente identificada ao redor do ânus.

Como tratar hemorroidaLigadura Elástica

As hemorroidas estão associadas à frouxidão do tecido na parte inferior do ânus e do reto. Como falamos, essa frouxidão tecidual pode causar desconforto anal, sangramento, dor e coceira. Além disso, tendem a ser mais comuns à medida que as pessoas envelhecem, ganham muito peso ou fazem esforço físico de forma intensa, além de pacientes em fase avançada de gravidez.

Na maioria das vezes, pessoas procuram como tratar hemorroida e acabam optando pela ligadura elástica. No entanto, o procedimento pode não ser adequado para todos, principalmente se as hemorroidas já estiverem muito grandes, nestes casos a cirurgia acaba tornando-se um tratamento definitivo.

O médico especializado em diagnosticar e tratar a hemorroida é o proctologista, atualmente chamado de coloproctologista.

A coloproctologia é uma especialidade médica e cirúrgica, responsável pelas doenças do intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus.

Além das hemorroidas, o coloproctologista também costuma tratar fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, cisto pilonidal, prolapso retal, constipação, incontinência fecal, tumores benignos e malignos no cólon, entre outras doenças.

Existem várias opções terapêuticas que podem curar definitivamente as hemorroidas. Procedimentos como a ligadura elástica, escleroterapia, coagulação infravermelha, hemorroidectomia e THD costumam ser eficazes no tratamento da doença.

Proctologista em BH – Doenças do intestino

O tratamento para hemorroida pode ser dividido entre tratamento conservador, a base de pomadas, remédios, dieta e banhos de assento, ou tratamento cirúrgico, que pode ser feito no próprio consultório ou centro cirúrgico, com um profissional proctologista em BH.

Algumas dicas para quem tem hemorroidas:

• Beba bastante água.
  • Aumente o consumo de fibras.
  • Evite alimentos picantes.
  • Evite café ou bebidas cafeinadas.

Em casos mais graves de hemorroida, que não são possíveis de controlar com medidas simples, pode ser necessária a laqueação elástica da hemorroida.

Ela é realizada através da anuscopia, onde uma borracha é introduzida na base das hemorróidas, causando estrangulamento e necrose das mesmas. Depois de alguns dias, geralmente entre 2 a 4, a hemorroida “cai”, saindo sozinha pelo ânus junto com o elástico.

O procedimento costuma ser indolor e muitas vezes não precisa de anestesia. A ligadura elástica é indicada para hemorroidas de grau I e II. Eventualmente ela pode ser usada em algumas hemorroidas de grau III.

Quer saber mais sobre ligadura elástica, proctologista em BH, doenças do intestino e como tratar hemorroida? Entre em nosso blog.