Agora você vai entender de uma vez por todas as diferenças entre fístula perianal, fissura anal e hemorroidas! Apesar de serem quadros que podem ter manifestações parecidas – como a sensibilidade na região –, cada um tem tratamento e causas diferentes. Por isso, diferenciar cada caso é ideal para se ter um tratamento correto e de qualidade. Vamos lá?

O que é fissura anal?

A fissura anal é uma ferida que se forma na borda do ânus e, geralmente, é causada pela passagem de fezes duras, que rasgam a pele da região. Assim, uma fissura aguda – ou seja, um corte – é formada na borda do ânus.

Sendo assim, à medida que a pessoa vai ao banheiro e as fezes vão passando na região, o machucado tende a abrir novamente. Isso faz com que as bordas da fissura fiquem endurecidas e, assim, um plicoma é formado. O plicoma é uma prega de pele que fica ao redor do ânus. Essa prega de pele, geralmente, não dói, e nem oferece riscos a saúde da região e, por isso, não precisa de tratamento cirúrgico.

Entretanto, caso a pessoa com um plicoma sinta dificuldades para realizar a higiene na região, ou sinta algum incômodo relacionado à aparência, o procedimento cirúrgico é indicado.

Além disso, na parte de dentro do ânus, a fissura anal pode provocar o aparecimento de uma “bolinha”, chamada de papila hipertrófica. Essa bolinha pode ser considerada o equivalente do plicoma, mas na parte de dentro do ânus.

Outra complicação que a fissura pode trazer é ocasionar a contração do músculo na região anal. Assim, o quadro de hipertonia anal também pode ser originário de uma fissura. Dessa forma, temos a chamada Tríade da Fissura Crônica, que é o surgimento do plicoma, papila hipertrófica e hipertonia.

O que são as hemorroidas?

As hemorroidas são vasos de sangue presentes na região anal e fazem parte do plexo hemorroidário, um agrupamento de vasos de sangue presente em todas as pessoas. Dessa forma, a hemorroida – ou doença hemorroidária, que é o nome correto – é caracterizada pela descida dos vasos presentes no plexo hemorroidário.

A doença hemorroidária pode ser externa, acometendo os vasos de sangue presentes área externa da linha pectínea, presente no canal anal. As hemorroidas também podem acometer os vasos de sangue da região interna do ânus, em relação à linha pectínea.

A área que as hemorroidas se desenvolvem influencia na sensibilidade que a pessoa terá no local e também na forma de tratamento daquele quadro. No geral, existem menos opções para o tratamento da hemorroida externa, sendo a cirurgia a maior indicada, na maioria das vezes. Por outro lado, para as hemorroidas internas existem mais opções de tratamento, como a ligadura elástica, por exemplo.

O que é fístula perianal?

A fístula perianal – ou fístula anal – é uma passagem que se forma entre parte interna e a parte externa do ânus. Assim, em grande parte dos casos, é possível localizar o orifício de saída da fístula na pele ao redor do ânus.

Em grande parte dos casos, a fístula é consequência de um abscesso perianal. Um abscesso é formado devido uma infecção perianal e, como acontece comumente nas infecções, ocorre a formação de uma bola de pus. Assim, quando o pus vaza, é formada a comunicação entre o ânus e a pele ao redor, que é o caminho percorrido pelo pus.

No geral, o tratamento para a fístula perianal é a cirurgia. Nela, são usados instrumentos como o estilete e o VAAFT.

Sendo assim, podemos resumir a fissura anal como um corte na borda do ânus. Já as hemorroidas são definidas por vasos de sangue na região anal. E, por último, a fístula perianal é uma passagem entre a região interna e a pele ao lado do ânus.

Por isso, para conseguir um diagnóstico correto do quadro, sempre se consulte com um médico proctologista, em São Paulo ou Belo Horizonte.