Tanto aqui no blog quanto em meu canal no YouTube, as fístulas são um assunto recorrente, entretanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o assunto. Por isso, hoje trouxe resposta para as dúvidas mais frequentes sobre fístula anal.

Bem, a primeira dúvida a ser esclarecida é a respeito do nome, afinal, o correto é fístula anal ou fístula perianal? Bem, os dois nomes estão corretos e servem para definir a comunicação entre a parte interna do ânus e a pele em volta do ânus. Dessa forma, é formado um “buraquinho” ou uma elevação bem ao lado ânus.

As fístulas são formadas, geralmente, como consequência de uma infecção perianal chamada abscesso perianal e o diagnóstico do quadro deve ser feito por um proctologista através de exames clínicos. Algumas fístulas são mais fáceis de se diagnosticar, enquanto outras são mais difíceis, já que podem se bifurcar no trajeto ou até mesmo serem muito próximas do ânus, podendo ser confundidas com fissuras anais. Você conhece a diferença entre uma fissura anal e as fístulas?

Fístulas anais e fissuras anais, qual a diferença?

Bem, uma fissura anal pode surgir por diversos fatores. A causa mais comum é a passagem de fezes duras na região, que rasgam a mucosa e formam uma ferida na beirada do ânus. Embora a fístula também fique exposta próximo ao ânus, ela é um canal que vai da parte interna do ânus até a pele em volta do ânus.

Embora sejam quadros diferentes, é possível que um quadro de fissura anal evolua para um quadro de fístula anal. Isso acontece quando a fissura vai ficando mais profunda e atinge a pele. Além disso, é possível ocorrer essa evolução quando a fissura não cicatriza bem, fechando a pele por cima do corte mas não cicatrizando o leito da fissura, formando assim uma fístula fissurária.

Bem, uma outra questão muito levantada é: fístula sangra? Vamos descobrir?

Fístula sangra? Quais são os sintomas e causas?

Bem, é possível ocorrer sangramentos em fístulas. Isso acontece por que, dentro das fístulas, muitas vezes se forma um tecido chamado tecido de granulação, que é cronicamente inflamado, friável e que produz secreção. Esse tecido é muito frágil, portanto, qualquer trauma na região, como a passagem de fezes, pode causar um sangramento.

Além disso, durante a higienização do local com o papel higiênico, também é possível gerar traumas que causem sangramento. Dessa forma, o mais indicado é que pessoas que tenham fístulas utilizem lenços umedecidos ou mesmo uma duchinha para fazer a higiene do local.

Como disse no começo do texto, as fístulas, em geral, são complicações de abcessos perianais. Esses abcessos ocorrem quando as glândulas que temos ao lado do ânus ficam obstruídas e acumulam secreção e, por ser uma região que, naturalmente, tem diversas bactérias, a secreção toma o aspecto de pus. Esse pus precisa ser drenado, caso contrário ele se torna uma infecção mais grave, chamada gangrena de Fournier também chamada de fasciite necrosante.

Dessa forma, o pus pode ser drenado para dentro do ânus e, quando isso ocorre, pode ser que o quadro se resolva totalmente, ou pode formar uma fístula em fundo cego. Essa fístula tem a entrada no canal anal, mas, em vez de sair na pele, ela termina em um canal fechado, sem drenar para a pele, ou seja, em fundo cego. Caso seja drenado para a pele, é formada uma passagem da glândula do canal anal para a pele, formando a fístula típica.

Bem, essas foram algumas das dúvidas mais comuns sobre fístulas anais. Caso não tenha respondido a sua dúvida, confira meu vídeo no YouTube e acompanhe as demais explicações. E não se esqueça, sempre procure um proctologista em BH para uma avaliação clínica e melhor diagnóstico.