Quando falo sobre o tratamento de fístula perianal feito com cirurgia de retalho, muitos pacientes ficam com dúvidas sobre como o procedimento é feito. Por isso, decidi vir esclarecer algumas questões sobre o procedimento de cirurgia de retalho. Acompanhe!

A fístula perianal é uma passagem que se forma ao lado do ânus. Ou seja, é uma comunicação que se forma entre o interior do ânus e a área ao redor dele. O buraquinho que vemos ao redor do ânus é onde a fístula anal vaza. Dessa forma, existem algumas intervenções cirúrgicas que podem ser feitas no local e, uma delas, é a cirurgia de retalho.

A cirurgia de retalho consiste em levar um tecido que não é da região anal até a fístula e a preencher. “Dr. Marcelo, então o retalho, na verdade, é um enxerto?”. Não! Existem diferenças entre enxerto e retalho. Veja bem, no enxerto ocorre a retirada inteira do tecido de uma região e, em seguida, ele é colocado no novo local, cortando a conexão que existia com o local de onde o tecido vem. Na cirurgia de retalho, o tecido é puxado de uma região adjacente, próxima da fístula anal, mas não ocorre um corte com a região de origem.

Sendo assim, a cirurgia de retalho é ideal para o tratamento de fissura por que ela permite usar um tecido saudável e que não tem a circulação de sangue comprometida. Por isso, geralmente a mucosa do canal anal e da região inferior do reto é utilizada para cobrir a entrada da fístula. Dessa forma, é necessário expor o orifício interno da fístula, para que assim haja uma ferida na região e ela provoque a cicatrização do retalho.

Mas, como a cirurgia de retalho é feita?

Cirurgia de retalho – entenda melhor

Bem, para realizar a cirurgia de retalho, começamos buscando o orifício interno da fístula, ou seja, a parte que está em contato com o interior do ânus, que é onde a fístula perianal começa. Assim, um corte ao redor do orifício interno é feito e a mucosa da região é levantada, deixando exposto o trajeto da fístula. Em seguida, é dado um ponto no início do trajeto, entretanto, esse único ponto não é o suficiente para que ocorra a cicatrização.

É nesse momento, após dar o ponto no início do trajeto da fístula anal que é feito o retalho. É feito um corte na mucosa, onde se encontrava o orifício interno da fístula, removendo toda a área doente e deixando apenas a mucosa saudável. É nesse momento que é feita a cirurgia de retalho: a mucosa saudável que restou no entorno do trajeto da fístula anal é puxado para que consiga cobrir totalmente o trajeto da fístula e novos pontos são dados no local. Assim, como a contaminação da fístula foi tampada e já não tem mais como realizar a drenagem por aquele local, o caminho tende a cicatrizar.

Já na parte exterior, no buraquinho que se forma ao lado do ânus, realizamos uma maior abertura do canal. Assim facilitamos que qualquer secreção que tenha restado dentro do canal seja drenada corretamente. Esse procedimento é importante para que a cirurgia de retalho tenha êxito, já que qualquer secreção mal drenada pode fazer com que o retalho se solte e a fístula volte a vazar.

Bem, é assim que a cirurgia de retalho é realizada. Para que haja um pós operatório correto, siga as instruções do seu médico e, em caso de dúvidas, sempre busque um médico proctologista!