O sexo anal é uma prática que ainda é um tabu para grande parte da população em nossa sociedade. Entretanto, não podemos negar que não só o sexo anal, mas também práticas como o fisting, tem passado a fazer parte da prática sexual de muitos brasileiros.

Sendo assim, é preciso esclarecer os mitos e verdades a respeito do sexo anal e outras práticas relacionadas ao prazer sexual, como o fisting. Afinal, é possível praticar o sexo anal sem comprometer a saúde o ânus? E o fisting, ele faz mal ou é possível realizá-lo com segurança? Continue a leitura e conheça mais sobre o assunto!

Sexo anal, a prática é indicada?

Bem, é possível realizar a prática do sexo anal sem causar maiores danos a região, desde que algumas medidas sejam tomadas. O primeiro passo para realizar o processo com segurança é utilizar lubrificantes a base de água, afinal, o ânus não produz lubrificação natural. Em segundo lugar, fuja dos anestésicos: ao deixar a região com menor sensibilidade, as chances de um trauma ou fissura sejam gerados é maior, afinal, não é possível identificar com clareza o nível de incômodo que está sendo gerado.

Por último, é importante que a prática sexual ocorra sempre com o uso de preservativos. Isso porque, devido a passagem das fezes, a região do reto é a região mais contaminada do intestino. Dessa forma, a relação sexual sem camisinha propicia a contaminação da uretra, o que pode resultar em uma infecção de urinária, por exemplo. Além disso, é importante lembrar que, ao finalizar a relação anal e iniciar a próxima, existe a necessidade de realizar a troca do preservativo para que não ocorra a “contaminação cruzada”.

Bem, agora que entendemos melhor como realizar o sexo anal com segurança, é possível falar a respeito da prática do fisting!

Fisting – saiba do que se trata a prática e se faz mal

Antes de entender se a prática é ou não aconselhável, devemos compreender do que se trata. Bem, o fisting nada mais é do que a introdução do punho na região do ânus, podendo ser feito em si mesmo ou em terceiros.

Bem, esta prática sexual é bastante problemática, afinal a musculatura anal tem uma capacidade de distensão limitada. Dessa forma, ao realizar a inserção do punho – que é muito mais calibroso que a passagem das fezes – é possível que lesões na musculatura do ânus sejam ocasionadas.

O reto possui uma musculatura em sua região interna que é chamada de esfíncter anal interno. Este músculo permanece contraído todo o tempo (exceto na hora de evacuar) e é responsável por controlar a continência anal. Além disso, a região é composta pela musculatura da pelve, chamada de esfíncter externo. Este músculo é possível ser contraído e também auxilia na continência das fezes. Ao realizar o fisting, estes dois músculos são afetados e podem ter as fibras danificadas, o que leva aos quadros de incontinência de gases, incontinência anal ou incontinência fecal.

Incontinência anal, o que é? – Proctologista em Bh

A incontinência anal ou incontinência fecal nada mais é que a perda da capacidade de controlar a saída das fezes, sejam elas líquidas ou sólidas. Dessa forma, a incontinência fecal atrapalha a qualidade de vida e pode levar ao isolamento social, já que a perda do controle anal permite que as fezes sempre saiam de forma descontrolada e constante.

Dessa forma, é necessário ressaltar que, embora a prática do sexo anal possa ser feita de maneira segura, o fisting como prática sexual e até mesmo a inserção de objetos calibrosos no ânus devem ser desencorajados.

Por outro lado, é importante ressaltar também que a incontinência anal pode ser provocada por diversos fatores, como envelhecimento e traumas na região durante o parto. Por isso, caso você apresente algum sintoma ou tenha dúvidas sobre o assunto, busque sempre a opinião profissional de um proctologista em BH ou proctologista em São Paulo.