É comum que alguns pacientes relatem sentir medo de realizar a colonoscopia, pois muitos pensam ser um exame perigoso. Mas afinal, o exame colonoscopia é perigoso? Hoje falarei sobre os riscos que envolvem a colonoscopia, acompanhe!

Bem, para falar sobre os possíveis riscos da colonoscopia, é preciso antes entender do que se trata o exame de colonoscopia. A colonoscopia é um exame endoscópico, e é feito com o paciente sedado. O objetivo desde exame é avaliar o intestino do paciente, mas, diferente da endoscopia, na qual a introdução do aparelho é feita pela boca, na colonoscopia o aparelho é introduzido pelo ânus.

É por essa razão que muitas pessoas pensam que o exame colonoscopia é perigoso. Entretanto, o exame é indolor e a sedação dura até os momentos finais do procedimento. É possível que algumas pessoas despertem durante o exame, mas isso não é um problema desde que o paciente não sinta nenhum desconforto.

Outra diferença entre a endoscopia e o exame de colonoscopia são os preparos. Enquanto para a endoscopia é necessário somente o jejum, o preparo para o exame de colonoscopia exige uma limpeza intestinal. E é durante o preparo que encontramos o primeiro risco do exame de colonoscopia. Acompanhe!

Exame de colonoscopia: quais são os riscos?

Preparação para colonoscopia
Para realizar o exame de maneira eficaz, é necessário que o intestino esteja limpo e livre de fezes, pois só assim é possível ter uma boa visão de seu conteúdo. Por isso, a preparação para colonoscopia provoca uma diarreia que, em alguns casos, pode causar uma desidratação no paciente. Por isso, para alguns grupos de paciente – idosos ou pacientes com múltiplas comorbidades – o preparo para colonoscopia será feito na clínica onde o exame será realizado.

Perfuração intestinal
Bem, durante a realização do exame, a complicação mais grave que pode surgir é a perfuração intestinal. Isso pode acontecer pois o aparelho, que é flexível, pode formar algumas alças durante a passagem pelo intestino e tracionar a parede do local, levando a uma perfuração intestinal. Além disso, durante a retirada de pólipos no intestino também pode levar a uma perfuração, caso a alça que é usada para envolver o pólipo pegue um pouco mais da parede intestinal.

Outra situação que oferece risco de ocorrer uma perfuração intestinal é no momento de realizar uma cauterização no intestino, durante a retirado dos pólipos no intestino. Enquanto laçamos um pólipo para fazer sua retirada, também realizamos a cauterização no local e pode acontecer dessa cauterização ser mais profunda, pegando as 4 camadas da parede intestinal. Quando isso acontece, é possível que a perfuração ocorra no momento da cauterização no intestino ou num processo posterior, chamado de perfuração tardia. A perfuração tardia ocorre quando a cauterização atinge as 4 camadas do intestino, mas não o perfura imediatamente. Assim, posteriormente ocorre uma necrose na região, o que leva à perfuração tardia.

Sangramento
Ao laçar um pólipo intestinal, ou no momento de realizar uma biópsia, a parede intestinal pode sofrer uma lesão, o que faz com que um sangramento ocorra. Quando isso acontece durante o exame, é possível tratar o sangramento no mesmo momento.

Bem, estas são algumas das complicações que podem ocorrer durante o exame de colonoscopia. É importante ressaltar que a colonoscopia é um procedimento seguro, mas assim como qualquer outro, pode apresentar riscos em algum momento. Por isso, é importante que o procedimento seja realizado por especialistas. Além disso, lembre-se de sempre seguir a preparação para colonoscopia, pois assim o exame será realizado com mais segurança.