Recentemente recebi algumas perguntas em meu canal no YouTube a respeito do que é estenose anal e como tratar estenose anal e, para atender aos pedidos, resolvi criar este conteúdo.

Bem, antes de saber como tratar estenose anal é necessário saber o que é estenose anal. A estenose pode ser considerada o mesmo que um estreitamento anal e é causada por vários fatores, podendo ser um quadro congênito ou até mesmo um quadro causado pela realização de uma cirurgia. Além disso, é possível que a estenose anal ocorra de maneira espontânea, com a complicação de outros quadros na região anal.

Para esclarecer, segue o exemplo: quando ocorre a passagem de fezes muito duras pelo ânus e, por consequência, a pessoa desenvolve um quadro de fissura anal crônica, todo o processo de abrir a fissura e então cicatrizar gera um acúmulo de tecido cicatricial. Dessa forma, a região de torna mais fibrosa e menos elástica, dificultando a passagem das fezes.

A partir disso ocorre a estenose anal, que é quando o estreitamento anal é tão intenso que as fezes não conseguem mais passar. Mas atenção, o quadro de estenose pode, muitas vezes, ser confundido com o quadro de hipertonia anal. Neste quadro, o músculo do ânus fica muito tenso, a ponto de não permitir a passagem de fezes, além disso, quando as fezes passam, causam uma fissura de repetição.

Bem, agora que você já sabe o que é estenose anal, como ela é causada e qual a diferença entre ela e a hipertonia anal, vamos falar sobre como tratar estenose anal.

Como tratar estenose anal – conheça os métodos

Bem, existem algumas opções para o tratamento de estenose anal. Acompanhe:

  • Dilatações: a primeira opção é realizar dilatações na região anal. As dilatações podem ser feitas de maneira digital, através do toque retal, e também com uso de velas – mas calma, não são velas de cera e sim um equipamento próprio para a prática –. O processo de dilatação pode ser doloroso, e por isso muitas vezes é feito em bloco cirúrgico.
  • Cirurgia: em casos nos quais as dilatações não funcionam – ou são muito inconvenientes – a cirurgia é uma boa alternativa. Bem, em casos de estenose anal, é muito comum utilizar “retalhos”. Os retalhos são feitos após a realização do corte de uma fibrose e. Em seguida, uma pele saudável (podendo ser da região em torno do ânus ou em alguns casos da mucosa do ânus) é usada para preencher a fibrose aberta.

Bem, estas são algumas das opções mais comuns em como tratar estenose anal. Clicando aqui você pode conferir em meu canal no YouTube com maiores detalhes e possibilidades de aplicação de cada um dos procedimentos. E para concluir, é importante falar sobre o pós operatório, afinal, a recuperação correta é muito importante a resolução do quadro.

Estenose anal – Pós operatório

Como todo pós operatório, é necessário ter atenção ao processo de cicatrização da estenose anal. Os primeiros 15 dias são os mais críticos, mas é necessário ter cuidados redobrados por, pelo menos, um mês. Dessa forma, é preciso cuidar do bom funcionamento intestinal para que não corra o risco de os retalhos se soltarem.

Por isso, cuide da alimentação: tome muitos líquidos e comendo muitas fibras. Além disso, evite realizar atividades que forcem muito a região, como ficar agachado, carregar peso e até mesmo passar muito tempo sentado no vaso sanitário.

Para ler mais conteúdos sobre estenose anal, como tratar estenose anal, estenose intestinal e demais tratamentos para quadros anais, acesse o nosso blog!