Tanto aqui no site como em meu canal no YouTube, já falei diversas vezes sobre a Doença de Crohn, seus tratamentos e complicações. Mas, você sabia que a Doença de Crohn pode causar uma estenose intestinal, ou seja, um estreitamento no intestino? E para esses casos, a solução é realizar uma cirurgia para Doença de Crohn. Vamos ver mais sobre isso?

Bem, a Doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que acomete diversas regiões do intestino, desde a boca até o ânus. No caso da cirurgia para Doença de Crohn a intervenção é feita quando a doença acomete partes do intestino delgado, sendo mais comum no íleo terminal, que é o segmento final do intestino delgado.

Dessa forma, por mais que a cirurgia para Doença de Crohn seja recomendada para esses casos, é sempre necessário avaliar o quadro de maneira detalhada antes de uma intervenção. Isso porque retirar um segmento do intestino em todas as vezes que o paciente apresentar estenoses pode gerar um quadro chamado de “intestino curto”. Isso acontece quando o intestino não é longo o suficiente para manter a nutrição, sendo necessário recorrer à nutrição na veia. Além disso, a cirurgia de Crohn não é curativa, ou seja, o paciente pode voltar a apresentar inflamações em outros locais do intestino.

Bem, então como a cirurgia para Doença de Crohn funciona?

Cirurgia para Doença de Crohn – Estrituroplastia

Como falei, a Doença de Crohn acomete regiões diferentes do intestino e, em sua fase ativa, vai causar inflamação, pode também causar inchaço e obstruções parciais ou totais. Nesse momento é feito o tratamento clínico, para ajudar na desinflamação. Entretanto, a medida que a doença entra em fase de remissão e vai cicatrizando, fibroses podem ser formadas e, como consequência, estenoses podem surgir. As estenoses não são resolvidas sozinhas, isso porque o tecido perde elasticidade e não consegue voltar a dilatar e, dessa forma, a estenose intestinal não permite a passagem do conteúdo intestinal, mesmo que ele seja um conteúdo mais líquido.

Bem, para resolver o estreitamento no intestino sem a retirada do segmento, em muitos casos, é possível realizar a dilatação do local. Essa dilatação pode ser feita através da colonoscopia com um uso de balões que vão inchar naquela região e romper a fibrose. Mas, e quando não é possível realizar esse tipo de intervenção?

Bom, na cirurgia para Doença de Crohn realizamos o corte da região onde a fibrose está localizada. O corte é feito nas camadas externas da fibrose, não sendo fundo o suficiente para chegar até a mucosa, que é a camada mais interna do intestino. Ao realizar o corte na fibrose ocorre, a dilatação daquele segmento.

Entretanto, apenas realizar o corte não é o suficiente afinal, ao ocorrer a cicatrização, a fibrose pode se formar novamente. Dessa forma, na cirurgia para Doença de Crohn, ao realizar um corte na vertical, por exemplo, é realizada uma sutura na horizontal, assim o segmento permanece mais amplo durante a cicatrização.

Apesar de ser uma intervenção com indicações para diversos quadros, nem sempre é possível realizar uma cirurgia para a Doença de Crohn. Acompanhe!

Cirurgia para Doença de Crohn – Quando não é indicada?

Apesar de apresentar bons resultados, a cirurgia para Doença de Crohn não é indicado para casos onde a estenose intestinal seja muito longa. Quando temos, por exemplo, uma fibrose de 10 centímetros, não é possível realizar essa intervenção. Isso porque ao realizar o corte e então a sutura de um segmento tão longo, o local pode ficar “embolado” e permanecer dificultando a passagem do conteúdo do intestino.

Dessa forma, para entender qual o melhor tipo de tratamento para seu caso, procure um proctologista em BH, ou proctologista em São Paulo!