Você sabe como funciona cirurgia de intestino para a retirada de um tumor? Bem, quando falamos em cânceres e tumores, já associamos o fato a uma doença complexa e de tratamentos a longo prazo, como quimioterapia e radioterapia. Entretanto, é possível tratar alguns tumores ou cânceres com intervenções locais.

Antes de falar sobre as possibilidades de cirurgia de câncer de intestino e as consequências trazidas pela intervenção, é preciso esclarecer o que é um câncer e como ele evolui em nosso organismo. Bem, as células do nosso corpo passam por um processo de vida, multiplicação e morte. O câncer começa a surgir quando uma célula do nosso corpo perde a capacidade de morrer, um processo chamado apoptose.

Quando a apoptose não ocorre, a célula passa por diversos processos de mutação, já que fica mais tempo exposta a fatores tóxicos em nosso organismo, como nossa alimentação. Dessa forma, a célula passa a viver mais, se multiplica e ganha a habilidade de invadir outros órgãos do corpo, se tornando assim, um câncer.

Quanto antes um tumor for identificado, maiores são as possibilidades de tratamento intestinal. Além de existirem opções menos invasivas, como a retirada de um pólipo durante a colonoscopia.

Bem, mas quais são os riscos de uma intervenção mais profunda, como a de uma cirurgia de câncer de intestino?

Cirurgia de intestino – câncer colorretal

Uma das formas de retirada de um câncer intestinal é realizar a remoção de parte de um segmento do intestino. Quando ocorre a retirada de partes do intestino, é necessário que seja realizada uma reconstrução daquele segmento. Essa reconstrução é chamada de anastomose, ela religa uma parte do intestino a outra através de pontos, que podem ser feitos com grampeador. Após esse processo, é chegada a parte de cicatrização, antigamente, a orientação era permanecer em jejum, mas atualmente a orientação geral é realizar a alimentação precoce, para estimular os movimentos intestinais. A melhor alternativa de recuperação é orientada pelo médico.

Mas, quais os riscos que esse procedimento apresenta? Bem, sempre que levamos pontos em alguma parte do corpo, é comum que o corpo expulse aquela linha com o passar do tempo, entretanto, se essa expulsão é feita antes que o processo de cicatrização esteja finalizado, é possível que ocorra um vazamento daquela anastomose.

Esse vazamento é esperado em alguns casos de cirurgia de intestino e, como quando o paciente já está debilitado, dessa forma é feita uma ileostomia protetora para desviar o trato intestinal do local. Entretanto, quando a cicatrização não ocorre e a anastomose vaza fezes para dentro da barriga, é preciso realizar uma nova cirurgia de intestino para resolução do caso.

Como o local não teve boa cicatrização de pontos, não é recomendado que novos pontos sejam feitos ali, pois aumenta a chance de complicações locais. Nesse caso, é feito o desvio do trânsito intestinal por uma colostomia, por exemplo. Após isso o paciente passa por um período em observação e sendo nutrido para que os pontos possam fechar e somente com a melhora do quadro a ileostomia ou a colostomia são retiradas e o trânsito intestinal reconstruído.

Bem, essa é uma das formas de abordar e realizar um tratamento intestinal para câncer colorretal e cirurgia colorretal. Lembre-se, somente um profissional pode orientar sobre o melhor tratamento! Por isso, sempre se consulte com um proctologista em BH ou proctologista em São Paulo.

{"@context":"https://schema.org","@type":"VideoObject","name":"Como é a cirurgia de câncer de intestino? Pode complicar","description":"O câncer de intestino é o segundo que mais mata homens e mulheres, mas como é feito o tratamento? Precisa operar? Pode ser que sim, depende do tipo, grau e localização do câncer. E a cirurgia pode complicar? Pode sim, nesse caso podemos ter uma fístula anastomótica e até precisar reoperar o paciente. ","thumbnailUrl":["https://drmarcelowerneck.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Logo-Dr-Marcelo-Werneck.svg","https://drmarcelowerneck.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Logo-Dr-Marcelo-Werneck.svg","https://drmarcelowerneck.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Logo-Dr-Marcelo-Werneck.svg"],"uploadDate":"2021-12-24T08:00:00+08:00","duration":"PT8M13S","contentUrl":"https://www.youtube.com/watch?v=J6BSrjQgoas","embedUrl":"https://www.youtube.com/watch?v=J6BSrjQgoas","interactionStatistic":{"@type":"InteractionCounter","interactionType":{"@type":"http://schema.org/WatchAction"},"userInteractionCount":1655},"regionsAllowed":""}