Você já ouviu falar em banho de assento? A prática consiste em encher uma bacia – ou outro recipiente no qual é possível assentar – com água morna ou fria e permanecer sentado nesta água por um período de 5 a 10 minutos. O banho de assento é indicado para a resolução de sintomas ou até de alguns quadros de hemorroidas, fissura anal, abcessos e fístulas na região do ânus e no períneo.

Mas, como fazer o banho de assento? Bem, uma das maneiras mais simples é utilizar uma bacia. Ela pode ser colocada no box do banheiro e enchida com água suficiente para se assentar. Em caso do banho de assento em água quente, é importante se atentar à temperatura da água: é preciso que ela esteja morna. Isso porque a água em uma temperatura muito alta pode agredir o local e piorar a situação do quadro.

Além disso, caso seja necessário, à medida em que a temperatura for diminuindo e a água se tornar mais fria, é indicado fazer a troca do conteúdo na bacia e assim manter a temperatura ideal.

Os banhos de assento em água morna ou água fria tem indicações diferentes, afinal, a atuação da água nos quadros é diferente devido a sua temperatura. Dessa forma, confira abaixo as indicações:

Banho de assento com água morna

Muito indicado para ser feito durante uma crise de hemorroida, o banho de assento em água morna age relaxando a musculatura e melhorando a circulação de sangue no local. Outro quadro em que a prática pode auxiliar na resolução é quando a área está acometida pela fissura anal. Embora seja confundida por muitas pessoas com um quadro de hemorroidas, a fissura anal é um corte na região do ânus e deixa o local bastante dolorido.

O banho de assento em água morna é indicado para as fissuras anais por ter ação de relaxamento nos músculos e, além disso, aliviar a dor e ajudar na cicatrização. Na realidade, em muitos casos somente fazer o banho já é o suficiente para a cicatrização do local.

Apesar de todos os benefícios, é necessário se atentar para a temperatura da água. Antes de assentar na banheira – ou outro recipiente – faça o teste da temperatura. Com o cotovelo é possível atestar se a água não está quente demais, afinal, o calor deve ser agradável, mas não quente o bastante para causar incômodo na região.

Banho de assento com água fria

A imersão em água fria também é indicada para casos de crise de hemorroida, mais precisamente na fase inicial da crise. A água em temperatura mais baixa auxilia na redução do inchaço local, pois atua fechando os vasos sanguíneos, o que retarda a progressão da crise. Dessa forma, o banho frio também é ideal para reduzir o sangramento local.

Também indicado para o pós-operatório de hemorroidas, o assento em água fria reduz o inchaço e a sensação de calor local, juntamente com a inflamação. Em muitos casos, no pós-operatório é possível alternar os banhos mornos e frios, a depender da adaptação do paciente.

Dúvidas sobre a imersão – Proctologista em BH

Algumas pessoas questionam se é possível utilizar a ducha morna do chuveiro ou bolsa de água quente caso não consigam realizar o banho de assento. Bem, embora não seja o ideal, é possível utilizar desses meios. Entretanto, se atente a alguns cuidados:

  1. Embora a ducha higiênica leve o calor ao local, é necessário que o jato de água não esteja muito forte para que não ocorra a lesão dos tecidos.
  2. No uso da bolsa térmica, o calor se espalha de forma desigual, o que torna o uso menos eficaz que o assento.

Embora sejam métodos fáceis de serem usados, o ideal é consultar sempre o seu médico coloproctologista. Só assim o diagnóstico correto pode ser alcançado e o melhor tratamento prescrito.