É fim de semana, bateu uma vontade de fazer um lanche e o fast food é a opção mais rápida! Já aconteceu com você?  É muito comum que, ao buscarmos algo diferente para um lanche de fim de tarde ou aos finais de semana, o fast food seja uma das primeiras alternativas a ser considerada, justamente por ser mais prático.

Entretanto, por muitas vezes os lanches são compostos por alimentos não saudáveis que, ao serem consumidos em conjunto, podem prejudicar a saúde intestinal. Dessa forma, o fast food é considerado por muitos o inimigo da dieta e da alimentação saudável. Mas, será que é possível consumir estes alimentos sem comprometer nossa saúde?

Em primeiro lugar, é necessário ter em mente que a alimentação é um processo natural e que nos traz prazer. Dessa forma, quando mantemos uma alimentação balanceada e variada, é possível, de tempos em tempos, consumir lanches industrializados sem trazer grandes prejuízos à saúde intestinal.

Além disso, é possível tornar o lanche do fast food mais equilibrado com algumas mudanças no momento de seu consumo. Quer saber como? Continue e leitura!

Fast Food e alimentação saudável: é possível?

Faça isso quando for ao fast food! Assim será possível tornar seu lanche mais saudável e balanceado. Dessa forma, os prejuízos à saúde intestinal serão menores.

  1. Evite condimentos em excesso: ketchup e barbecue são exemplos de molhos que devem ser consumidos com moderação. Eles têm, em sua composição, um alto teor de açúcares, o que eleva as quantidades de caloria do alimento.
  2. Cuidado com os combos! Escolha a batata pequena: sanduíche, batata e refrigerante, este é o combo que encontramos em diversas lanchonetes. Em muitos locais, é possível optar pela batata maior pagando um pequeno valor de diferença. Fuja desse upgrade! Embora seja um alimento rico em fibras e, por consequência, funcional para a saúde do intestino, ao passar por um processo de fritura, a batata adquire uma grande quantidade de gordura trans e calorias, o que é prejudicial para a saúde intestinal.
  3. Prefira suco ou água: os refrigerantes têm sabor agradável e são um dos alimentos não saudáveis mais escolhidos para acompanhar o lanche. Entretanto, eles são extremamente prejudiciais para a saúde do intestino, pois são ultraprocessados, ácidos e atrapalham a absorção de cálcio pelo organismo.
  4. Coma salada: as fibras presentes na salada ajudam a diminuir a velocidade de absorção dos alimentos não saudáveis pelo organismo. Além disso, o contato dos elementos nocivos com as mucosas também é diminuído, dessa forma, sempre que possível substitua a batata frita pela salada.
  5. Evite a sobremesa ou coma frutas: as sobremesas têm grande concentração de açúcares e gordura, o que prejudica a saúde intestinal. Para balancear o lanche no fast food, prefira frutas como sobremesa.
  6. Faça um só pedido: um combo de fast food é altamente calórico e tem um baixo valor nutricional. Dessa forma, ao pedir mais de um combo ou até mesmo incrementar um pedido, consumiremos uma quantidade exagerada de calorias e, ainda assim, não atingiremos o valor nutricional necessário.

Mantenha a saúde intestinal em dia – Proctologista em BH

Com essas dicas, é possível manter a saúde intestinal em dia sem abrir mão de comer um lanche de fast food. Portanto, mantenha a sua alimentação equilibrada no dia a dia e evite o exagero ao consumir alimentos industrializados.

Está buscando um proctologista em BH? Acesse nosso site e conheça nosso trabalho!