Você já se perguntou porque uma fístula anal – ou fístula perianal – pode voltar? Não é incomum que o paciente que já tenha tido um quadro de fístula volte a apresentar o mesmo quadro em um outro momento e, por isso, resolvi falar sobre os fatores que podem influenciar na volta de uma fístula. Vamos lá?

Para começar, vamos falar sobre o que são fístulas. As fístulas, que geralmente são consequências de abscessos na região anal, são uma comunicação que vai de dentro do ânus até a pele ao lado do ânus. Dessa forma, essa comunicação passa a estar constantemente contaminada, já que tem contato direto com as fezes e bactérias da região.

Dessa forma, sabemos o que são fístulas e como elas são formadas, mas, quais fatores podem fazer com que elas voltem? Bom, os pontos a seguir foram baseados num artigo que junta 20 estudos sobre fístula anal.

Por que fístulas voltam?

Estas são as 5 razões mais comuns para o retorno de uma fístula anal, de acordo com os estudos. Confira:

  1. Cirurgia prévia: um paciente com histórico de cirurgias de fístula perianal tem, na maioria das vezes, o tecido da região anal mais fibroso e com uma circulação sanguínea ruim. Sendo assim, quanto mais operações são feitas naquela região, mais o tecido vai se tornando inadequado para movimentações, o que favorece o reaparecimento de uma fístula.
  2. Fístulas transesfíncterianas altas: as fístulas transesfínterianas altas são mais propensas a voltar, pois pegam mais musculatura que as fístulas transesfínterianas baixas. Dessa forma, as opções de tratamento são mais limitadas, já que não é aconselhável realizar uma fístulotomia – que consiste em abrir a fístula totalmente – numa fístula alta, já que ela pega mais parte do músculo.
  3. Não encontrar o orifício interno da fístula: muitas vezes, o orifício interno da fístula é muito pequeno e, por isso, não pode ser encontrado. Dessa forma, esse fator aumenta a chance de retorno da fístula em até 8 vezes. Isso ocorre já que, como não é possível encontrar a origem da fístula e de onde vem a contaminação, estamos eliminando somente a manifestação do problema e não a sua causa. Sendo assim, as possibilidades de retorno da fístula naquela região se tornam maiores.
  4. Trajeto em ferradura: esse é um dos tipos de fístula que não tem somente um caminho. Além do orifício de origem – que se assemelham a um formato de ferradura –. Esse tipo de trajeto aumenta a complexidade da fístula e torna a sua resolução mais complexa.
  1. Colocação de Seton: o seton é uma das formas de realizar a intervenção em uma fístula. Nesse procedimento é colocado um fio dentro da fístula, e ele pode ir a cortando lentamente ou ir drenando o local aos poucos. Depois esse fio é retirado para que a cicatrização da fístula ocorra e haja a avaliação da necessidade de outra intervenção no local. Esse procedimento, em geral, é feito quando a região está mais inflamada.

Bem, estas são as razões mais comuns para o retorno das fístulas. Embora alguns fatores de recidiva envolvam as intervenções cirúrgicas realizadas no local, não se preocupe. O cirurgião proctologista irá avaliar seu caso isoladamente e orientar sobre o melhor tratamento para a fístula perianal, ainda que seja uma fístula complexa. Portanto, sempre procure um proctologista em BH ou um proctologista em São Paulo