Quando falo em tratamento de hemorroida, é comum que muitas pessoas logo pensem em procedimentos cirúrgicos. Entretanto, você sabia que é possível tratar hemorroida sem cirurgia?

Bem, os tratamentos para hemorroida variam de acordo com o quadro apresentado pelo paciente. Em casos de crise de hemorroida ou trombose hemorroidária, por exemplo, as abordagens de tratamento podem ser um pouco diferentes, e é sobre isso que falarei neste post. Mas, antes de explorar melhor as possibilidades de tratamentos para hemorroida sem cirurgia, vamos entender melhor o que é um quadro de hemorroida.

Bem, hemorroidas são vasos de sangue que todas as pessoas têm e estão presentes na região anal. Em casos mais comuns, estes vasos perdem a sustentação e começam a descer, causando a crise de hemorroida. Outros quadros, como o de trombose hemorroidária – que é manifestado como uma bolinha ao lado do ânus – podem ser desencadeados por esforço excessivo ou por pequenas lesões com o uso de papel higiênico, por exemplo.

Além disso, é interessante entender as diferenças entre hemorroidas internas e externas, afinal, existe um tratamento específico para ambos os casos.

Diferença entre hemorroidas internas e externas

Bem, as hemorroidas internas são os vasos de sangue que estão presentes dentro do canal anal e acima da linha pectínea. Elas têm uma inervação muito parecida com a do intestino e, por isso, costumam ser menos doloridas e sensíveis ao toque.

Por outro lado, as hemorroidas externas estão abaixo da linha pectínea e têm uma inervação mais parecida com a da pele, ou seja, possuem maior sensibilidade ao toque e à perfuração. Além disso, apesar de sem chamadas de hemorroidas externas, é possível que, quem alguns quadros, a hemorroida externa ainda esteja dentro do canal anal, mas logo abaixo da linha pectínea.

Bem, agora que você conhece os tipos de hemorroida, é hora de conhecer tratamento de hemorroida ideal para cada um.

Tratamentos para hemorroida – Conheça as opções

Bem, o primeiro passo para ter um tratamento para hemorroida eficaz, sendo uma crise de hemorroida ou casos mais leves, é investir em uma boa alimentação e cuidar da saúde intestinal.

Ao construir uma dieta a base de fibras e com muita água, o intestino passa a funcionar regularmente e o paciente deixa de sofrer com aquelas fezes mais calibrosas, que podem irritar a região anal e causar as hemorroidas. Por isso, consuma sempre vegetais folhosos, raízes, sementes, frutas com casca e também alimentos integrais, como o arroz e pães.

Em casos de trombose hemorroidária, o banho de assento é uma excelente opção de tratamento de hemorroida sem cirurgia. Ele auxilia a desinchar o local e diminuir a dor. Entretanto, é importante lembrar que o quadro de trombose tem resolução mais lenta, então é preciso ter paciência.

Quando ocorre uma crise de hemorroida dolorosa – que geralmente ocorre por um período de 4 a 7 dias – é indicado o uso de pomadas anestésicas ou o banho de assento com água fria. Além disso, um procedimento chamado de trombectomia é indicado para estes momentos. A tombectomia nada mais é do aliviar a pressão local para esvaziar o coágulo que se formou. Geralmente, é feito um corte no coágulo para que ele vaze.

Por outro lado, em hemorroidas que incomodam por mais tempo, ou seja, casos “fora da crise”. Para esses quadros, um dos tratamentos para hemorroida mais indicados é adequar a maneira de evacuar. Evacuar agachado, com apoio para os pés, auxilia o relaxamento da musculatura da pelve e diminui o esforço no momento de evacuar, pois o reto fica alinhado. Assim, as complicações da hemorroida diminuem.

Estes foram alguns tratamentos que não envolvem cirurgia de hemorroidas. Lembrando que esses cuidados podem auxiliar a melhora dos quadros, mas em alguns casos a cirurgia será necessária.