Você já ouviu falar das técnicas THD e Rafaelo? Bem, essas são duas técnicas utilizadas para realizar uma cirurgia de hemorroida sem cortes.

É muito comum, ao falar de cirurgia de hemorroida, que o paciente logo associe o procedimento a algo doloroso e invasivo. É comum encontrar relatos – na internet ou até mesmo em consultório – onde o paciente brinca que o ânus passa a ser “o centro do mundo” devido os cuidados necessários no pós operatório. Bem, é por causa dessa relação que técnicas como THD e Rafaelo foram desenvolvidas para tratar a hemorroida de forma menos dolorosa.

Bom, antes de falar sobre como funciona cada técnica, é importante frisar que, embora sejam menos invasivas no tratamento de hemorroida, todas as intervenções de cirurgia de hemorroida causam desconforto em algum grau, ainda que seja menor. Mas afinal, porque uma cirurgia de hemorroida dói tanto?

Bem, o pós operatório pode ser difícil por causa da sensibilidade do local. O ânus é uma parte sensível do nosso corpo e, no pós-operatório, ao ter dilatações para a passagem das fezes, o ânus sofre contrações que causam dor após a evacuação. Além disso, as feridas na região causam espasmos, o que faz com que o músculo fique tenso e, por consequência, fique dolorido por algumas horas.

Sendo assim, vamos dar uma olhada em como as técnicas THD e Rafaelo contribuem para a diminuição da dor num pós operatório?

THD – Desarterialização Hemorroidária Transanal

Embora o nome “Desarterialização Hemorroidária Transanal” possa parecer complexo à primeira vista, o procedimento feito no tratamento de hemorroida THD é bastante simples. Ele consiste em impedir o fluxo de sangue das artérias que “alimentam” as hemorroidas. Além disso, é feito uma fixação das hemorroidas.

Bem, observe que eu não mencionei nenhum corte! A técnica THD não envolve cortes, já que a localização do vaso sanguíneo que alimenta a hemorroida é feita através de um doppler. O doppler é semelhante a uma caneta e é introduzido diretamente no ânus. É através dele que conseguimos encontrar onde existe o maior fluxo sanguíneo, já que é possível ouvir a pulsação no local.

Após isso, é feito um ponto na artéria e toda a extensão da hemorroida é suturada até chegar na linha pectínea, e então, pegamos o último ponto dado e ligamos ao primeiro, assim a hemorroida é puxada de volta para dentro.

Mas afinal, porque essa cirurgia de hemorroida tem o pós operatório considerado menos doloroso? Bem, o primeiro ponto é que só lidamos com hemorroidas internas nesse tipo de procedimento, e esse tipo de hemorroida é menos sensível. Além disso, ao fixar as hemorroidas ocorre uma isquemia, ou seja, a falta de sangue que alimenta as hemorroidas. Dessa forma, a hemorroida diminui, se fixa e posteriormente cai, saindo juntamente com as fezes.

Rafaelo – Radiofrequência e hemorroida laser no tratamento de hemorroida

Ao contrário do THD, que utiliza de pontos para o tratamento de hemorroida, o Rafaelo utiliza de ondas de rádio. Bem, neste tratamento uma agulha é introduzida na hemorroida e emite radiofrequência, causando assim a necrose dos tecidos na região. Dessa forma, ocorre uma morte celular na região, gerando uma cicatriz e fixando a hemorroida.

O Rafaelo, geralmente, é mais indicado para o tratamento de hemorroidas menores, por apresentar resultados melhores nestes casos.

Apesar de o THD e o Rafaelo serem técnicas mais aconselháveis para o tratamento de hemorroida sem cortes, é necessário que ocorra a avaliação médica para decidir corretamente qual intervenção é a ideal para cada caso. Por isso, sempre consulte um profissional!

E o laser?

Já a cirurgia de hemorroidas a laser, seria a retirada das hemorroidas usando o laser como fonte de energia. Nada mais é do que a realização de cirurgia de hemorroidas, usando um dispositivo que agride menos os tecidos. Nesse caso a cirurgia teria cortes, o que diferencia do THD e Rafaelo.