Você conhece a diferente entre Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn? Bem, ambas são doenças inflamatórias intestinais, ou seja, ambas apresentam quadros e inflamação no intestino, o que pode fazer com que sejam confundidas. Apesar de parecidas, a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn tem características e tratamentos diferentes e, por isso, é preciso saber diferenciar os quadros.

Dessa forma, para conhecer a diferenças de cada doença, primeiro é necessário compreender cada uma delas e como ambas se desenvolvem. Sendo assim, continue a leitura para saber mais sobre as doenças inflamatórias intestinais: Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Retocolite Ulcerativa – O que é, causas e tratamento

Bem, como dissemos anteriormente, a Retocolite Ulcerativa é uma das doenças inflamatórias intestinais que acometem nosso corpo. Ela acomete a região do reto, mas pode acometer, também, a região do intestino grosso. Por esse motivo, a intensidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, afinal, quando a doença acomete somente a região do reto, os sintomas são mais leves. Por outro lado, quando todo o intestino grosso é afetado, os sintomas costumam ser mais intensos.

Além disso, a Retocolite se manifesta de maneira contínua e mais superficial no intestino e reto, ou seja, a espessura da parede não é totalmente comprometida e é por isso que, em casos de Retocolite, o aparecimento de fístulas não é comum.

A Retocolite Ulcerativa é uma doença que não tem cura, mas nem sempre é sintomática. Ela tem uma fase ativa e uma fase de remissão. A intenção do tratamento é justamente manter a doença em fase de remissão e então realizar a manutenção, para assim manter o paciente bem, sem sintomas e inflamações. O tratamento requer acompanhamento e consultas a cada 3 ou 6 meses. Nessas consultas é feito o adjuste da dose das medicações se for necessário.

Doença de Crohn – O que é, causas e tratamento

Assim como a Retocolite, a Doença de Crohn é uma  doença inflamatória intestinal que podem acometer nosso corpo. A primeira diferença entre Crohn e a Retocolite é o tipo de manifestação. Como dissemos, a Retocolite se espalha de maneira superficial e contínua, já a Doença de Crohn não se concentra em alguns locais, ficando espalhada pelo intestino. Além disso, toda a espessura da parede intestinal é atingida.

Os sintomas da doença podem ser leves ou intensos dependendo do acometimento pela doença, entre eles estão:febre, dor abdominal e emagrecimento. É possível também a ocorrência  de fístulas na região acometida, para outras regiões do corpo, por exemplo, as fístulas perianais

Colite Indeterminada – O que é?

Bem, devido a semelhança das doenças inflamatórias intestinais em geral, com Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, o diagnóstico imediato nem sempre épossível, e só após algum acompanhamento é possível definir com precisão qual o quadro do paciente. Esse período no qual a doença ainda não foi diagnosticada é chamado de Colite Indeterminada e é tratado com medicamentos comuns aos casos de doenças inflamatórias intestinais.

O diagnóstico definitivo é dado após um período de acompanhamento, ao ver quais quadros são desenvolvidos. Dessa forma, os medicamentos mais precisos são introduzidos e é possível realizar o controle da inflamação.

Entretanto, para ter um diagnóstico correto e não comprometer a saúde intestinal, é necessário avaliação profissional. Portanto, ao sentir algum sintoma ou incômodo intestinal, busque um proctologista BH ou proctologista em São Paulo, assim o tratamento é feito de maneira assertiva.