Neuralgia do nervo pudendo, você já ouviu falar desse quadro? Para entender melhor o que é a neuralgia de pudendo, precisamos entender o que é um nervo e qual a sua função em nosso organismo. Os nervos são responsáveis por levar estímulos do corpo para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para o corpo. Assim, quando um nervo é atingido, os estímulos podem ser afetados.

Dessa forma, quando temos em mente que o nervo pudendo está localizado na região da pelve, podemos começar a entender o quadro de neuralgia do nervo pudendo e suas complicações. O pudendo é responsável pelos estímulos motores, sensitivos e autonômicos e é responsável por enervar algumas regiões do ânus, clítoris, reto, períneo, vulva e pênis, por exemplo. Assim, uma lesão no pudendo pode acarretar numa sensação de tenesmo e dificuldade do controle dos esfíncteres.

Mas, o que pode causar a neuralgia do nervo pudendo? Infecções virais e bacterianas, compressão do nervo pudendo (que pode ser causada quando se passa muito tempo assentado), cirurgias na região anal e do reto, parto vaginal, postura inadequada e grande esforços para evacuar podem lesar o nervo e desencadear a pudendalgia. Dessa forma, a doença pode iniciar de forma aguda, mas após o início dos sintomas, o quadro se desenvolve de forma lenta.

Outros sintomas que a neuralgia de pudendo pode apresentar são: necessidade frequente de ir ao banheiro para urinar ou evacuar, aumento da sensibilidade da região e causando sempre uma sensação de dor. Além disso, a pudendalgia, pode apresentar sintomas sexuais, como a dificuldade de chegar ao orgasmo. Vamos ver como tratar esse quadro?

Tratamentos para neuralgia do nervo pudendo

Bem, o primeiro passo para entender quais os tratamentos para neuralgia mais indicados, é necessário chegar ao diagnóstico. O primeiro passo para um diagnóstico certeiro é realizar o exame clínico que consiste em apalpar a região e em fazer um exame interno, para avaliar o trajeto do nervo pudendo. Além disso, exames de imagem como ultrassons e ressonâncias podem ser feitos. Em conjunto, avaliar quando e como a dor do nervo pudendo surge, além de colher o histórico médico de cirurgias e doenças crônicas faz parte do processo diagnóstico.

Outra alternativa que pode ser incluída no processo de diagnóstico é realizar o bloqueio do nervo pudendo. Quando uma parte do nervo é bloqueado e a dor pára, podemos interpretar isso como o indicativo de neuralgia do nervo pudendo. Assim, após receber o diagnóstico, iniciamos a busca das possibilidades de tratamentos para neuralgia.

O primeiro passo em um tratamento é evitar estímulos que desencadeiem a dor. Em caso de dor por causa de compressão, é necessário mudar alguns hábitos de vida, como evitar andar de bicicleta ou a cavalo. Além disso, utilizar almofadas para o cóccix pode é uma boa maneira de aliviar a pressão da região.

Analgésicos simples também são indicados para tratar a neuralgia de pudendo, mas não são a única medicação indicada. Em alguns casos, antidepressivos podem ser utilizados, já que eles agem reduzindo o limiar de dor. Outra alternativa é o uso de opioides e corticoides, desde que indicados por um profissional.

Além de ser uma ajuda no diagnóstico, o bloqueio do nervo pudendo pode ser feito de forma terapêutica. É preciso somente que o bloqueio seja feito num local estratégico.

Bem, estas foram algumas opções de tratamentos para neuralgia. O tratamento ideal é construído a partir do estudo dos sintomas do paciente e do tipo de pudendalgia e, por isso, a orientação profissional é tão importante nesse caso.