A colonoscopia é um exame cercado de muitos mitos e que, por isso, causa medo em muitas pessoas. É muito comum quem ao mencionar a necessidade da realização da colonoscopia, o paciente me peça para não fazer.

Bem, todos os mitos que cercam a exame podem levar o paciente a ter uma visão um pouco distorcida sobre o que realmente se trata. Por isso, hoje falaremos um pouco sobre os mitos sobre o exame de colonoscopia, como deve ser feito o preparo para colonoscopia e as possibilidades que a realização do exame oferece, como a retirada de pólipos.

A primeira dúvida que costuma surgir quando falamos em colonoscopia é: vai doer? Bem, a dúvida sobre a dor se deve ao fato de que, o exame de colonoscopia é feito pelo ânus. Dessa forma, um aparelho é introduzido através do ânus e com ele vemos toda a mucosa do intestino grosso e parte do intestino delgado.

Apesar de aparentar ser doloroso, o exame é feito com uma sedação, ou seja, o paciente dorme e quando ele acorda o exame já foi realizado. Por ser feito com sedação, o exame de colonoscopia é feito com acompanhamento de um médico anestesista, que faz as medicações de acordo com a necessidade do exame e do paciente.

Mas, além de avaliar o conteúdo da mucosa intestinal, o que mais é possível realizar com a colonoscopia?

Retirada de pólipos na colonoscopia

Além de ser um exame diagnóstico, a colonoscopia também pode ser um exame terapêutico. Isso que dizer que é possível realizar pequenas intervenções durante o exame, como a retirada de pólipos e também a retirada de cânceres iniciais. O procedimento pode ser feito já que o aparelho usado para a avaliação da mucosa intestinal, além de possuir câmera e fonte de luz, possui um canal de trabalho.

Nesse canal, é possível fazer a retirada de fezes em pequenas quantidades, desde que sejam mais líquidas. Além disso, é possível introduzir alguns materiais, como pinças e alças, através do canal de trabalho, e é assim que é feita a retirada de um pólipo intestinal.

Além disso, é possível fazer a aplicação de clipes em locais de sangramento, biópsias intestinais e também tratamento de alguns tipos de perfuração de intestino. Tudo isso utilizando o canal de trabalho.

Como realizar o preparo para colonoscopia?

Como falei acima, o canal de trabalho existente no aparelho usado para colonoscopia permite a retirada de fezes em pequenas quantidades. Isso pode te fazer pensar: “então não preciso realizar o preparo para colonoscopia?”. Bem, não é assim tão simples.

Realizar o preparo para colonoscopia de maneira correta é indispensável para que o exame de colonoscopia ocorra corretamente e não precise ser repetido. Afinal, o canal de trabalho consegue aspirar somente uma pequena quantidade de fezes que estejam com a consistência um pouco mais líquida ou pastosa.

Por isso, é importante seguir as orientações médicas:

  1. Faça a ingestão dos laxantes indicados: o uso orientado de laxantes não faz mal à saúde, portanto você pode seguir essa orientação sem medo de maiores danos. Essa parte do processo pode ser desconfortável, pois causará uma diarreia intensa, com duração entre 2 e 6 horas, esvaziando todo o intestino.
  2. Evite a ingestão de fibras: seguir a dieta médica é indispensável para que o preparo para colonoscopia ocorra de forma correta. Dessa forma, na maioria dos casos, é necessário que a ingestão de alimentos fibrosos seja suspensa, mantendo apenas alimentos que tem absorção total pelo organismo. Além disso, a ingestão de líquidos claros, já que eles não produzem resíduos.

Seguindo essas orientações, é possível que a colonoscopia seja realizada da maneira correta e sem a necessidade da repetição do exame.

Além disso, essa é curiosidade interessante: muitas pessoas acham que vemos o conteúdo do intestino durante a introdução do aparelho, mas o que ocorre é justamente o contrário. Pelo fato do intestino ter algumas partes móveis, não é possível analisar a mucosa na introdução do aparelho, mas sim na retirada.

Bem, espero que algumas dúvidas e mitos tenham sido esclarecidos! Caso existam outras dúvidas, consulte um profissional e lembre-se: nunca se automedique.

a