Ao buscar o tratamento de hemorroidas ideal, é comum que o paciente opte sempre pelo tratamento menos invasivo e que ofereça menos dor no processo. Sendo assim, é comum me questionarem: “Dr. Marcelo, a ligadura elástica dói?”. Vamos ver?

Antes de esclarecer se a ligadura elástica dói, vou falar sobre o que é a ligadura elástica de hemorroidas. Bem, a ligadura elástica é um tratamento de hemorroidas feito em consultório médico, sendo indicado, na maioria das vezes, para o tratamento de hemorroidas internas de grau 1 e 2. Entretanto, em alguns casos, ela pode ser utilizada no tratamento de hemorroidas de grau 3 e em hemorroidas grau 4, tudo depende da avaliação do médico proctologista.

Quando indicada corretamente, a ligadura elástica pode ser uma intervenção definitiva, e o esperado é que o procedimento não seja doloroso. Isso porque o procedimento é feito nas hemorroidas internas, localizadas acima da linha pectínea. Essa região costuma ser menos sensível e, por isso, é comum que a ligadura elástica não cause dor naquele local, embora ofereça uma sensação de desconforto.

Sendo assim, a ligadura elástica dói, em alguns casos, quando é feita numa região muito próxima da linha pectínea. Além disso, mesmo realizando a ligadura a uma certa distância da linha pectínea, em alguns casos é comum que ela sofra uma tração, o que também pode causar dor, mesmo que a ligadura esteja no local correto.

Entretanto, é importante ressaltar que a ligadura elástica de hemorroidas altera o fluxo sanguíneo na região, muitas vezes o tornando mais lento. Além disso, a ligadura gera um processo inflamatório que, em conjunto com o fluxo sanguíneo mais lento, pode causar uma trombose hemorroidária. Dessa forma, a trombose hemorroidária causaria dor na região.

Bem, mas se em geral a ligadura elástica de hemorroidas não dói, porque os analgésicos são utilizados?

Analgésicos para ligadura elástica

O uso de analgésicos é comum no procedimento de ligadura elástica, já que o paciente pode identificar uma sensação de tenesmo. O tenesmo é uma vontade constante de evacuar – como se as fezes já estivessem prontas no canal anal – e, além disso, também é possível que o paciente sinta um desconforto por causa do procedimento. Sendo assim, a utilização de analgésicos como a escopolamina e a dipirona são aconselhadas.

Em caso de dor, como quando ocorre a trombose hemorroidária, a utilização de pomadas anestésicas pode ser indicada para alívio dos sintomas. Entretanto, seu uso deve ser feito somente com orientação médica.

É importante ressaltar que, independente do paciente sentir dor ou não, o resultado da ligadura elástica de hemorroidas será o mesmo. A forma que o procedimento foi feito é que garante se o resultado será satisfatório.

Além dos analgésicos, durante o processo de recuperação da ligadura, é indicado que o paciente evite realizar atividades físicas por um período e também ficar se movimentando com constância. Outras indicações para a recuperação ocorrer bem é evitar bebidas alcoólicas e tabagismo, além de ter uma alimentação mais saudável. Assim, é possível manter o intestino em bom funcionamento e diminuir a inflamação no corpo.

Dessa forma, volto a dizer que, no geral, a ligadura elástica não dói, mas é sempre importante saber que a dor pode surgir a depender das condições. Se você gostou desse texto, não deixe de acompanhar meu canal no Youtube, na semana que vem farei uma demonstração de como a ligadura elástica é feita!