Se você já ficou doente e buscou seus sintomas no Google alguma vez, é bem provável que uma dor de cabeça possa ter aparecido como sintoma de câncer, não é mesmo? Mas porque isso acontece?

Diversos sintomas, como dor abdominal, icterícia, perda de peso e anemia podem ser considerados um sintoma de câncer. Entretanto, esses sintomas também são apresentados em outros quadros. A dor abdominal, por exemplo, também pode estar associada aos gases, diverticulite ou apendicite. “Mas o que você quer dizer com isso, Dr. Marcelo?”, bem, o Google tende a reunir todas as doenças que têm um sintoma em comum e oferecer um diagnóstico a partir daquilo, portanto, câncer pode estar entre as opções.

Sendo assim, como existem muitos sintomas que podem – ou não – ser relacionados ao câncer, é preciso se atentar para alguns sintomas específicos. Acompanhe!

O que pode ser um sintoma de câncer?

Perda de peso é um sintoma de câncer?
A perda de peso sem causa aparente é um sintoma que devemos observar com atenção. É preciso, num primeiro momento, avaliar se a pessoa não está ingerindo a quantidade de calorias e proteínas ideal para manter o peso. Além disso, é preciso avaliar se a pessoa faz alguma dieta e a regularidade que pratica exercícios. Descartadas essas opções, vamos entender o que está consumindo calorias a ponto de a pessoa começar a perder peso.

A dor abdominal pode ser um sintoma?
A dor abdominal tem inúmeras causas, por exemplo, o consumo de feijão. Para quem não é acostumado a ingerir este alimento, é comum que, ao ocorrer a fermentação no estômago, o alimento libere gases que geram desconforto e uma dor abdominal.  Além disso, um dos principais estímulos para sentirmos dor é a distensão abdominal. Dessa forma, quando ocorre a distensão abdominal, sentimos dor. Para que um câncer provoque uma distensão, é necessário que ele cause uma obstrução de alguma área do intestino em que ocorra um trânsito intestinal. Um exemplo disso é o intestino delgado e o intestino grosso.

Anemia é câncer ou tem outra explicação?
A anemia pode ser causada por alguns fatores, como a diminuição da produção de células ou a perda de sangue. Bem, quando perdemos sangue de uma parte do corpo, esse sangue vai para outro lugar. Portanto, se uma pessoa tem anemia por perda de sangue, mas esse sangue não está “saindo”, pode estar acontecendo uma perda de sangue oculta, misturado nas fezes.

Devo me preocupar com o sangramento intestinal?
O sangramento intestinal não é um quadro normal. Hemorroidas e fissuras anais causam sangramento, o que pode levar o paciente a confundir os sintomas, por isso a investigação é tão importante.

Qual o sintoma de câncer mais comum?

É importante dizer que, o câncer de intestino, segundo mais comum entre homens e mulheres, não apresenta sintoma nenhum em 70% dos pacientes diagnosticados. Sendo assim, quando o paciente começa a presentar algum sintoma de câncer, na maioria das vezes, pode significar que o câncer está em um estágio avançado de desenvolvimento, ou então está localizado numa região que causa mais sintomas.

Dessa forma, ao perceber algum sintoma – ou o conjunto deles – busque atendimento médico. Afinal, ainda que seu diagnóstico não seja de um câncer, qualquer alteração que ocorre em nosso organismo precisa ser investigada e tratada da melhor forma possível.