A doença de Crohn faz parte de um grupo de doenças conhecidas como Doenças Inflamatórias Intestinais. Existem várias  formas da doença de Crohn, cada uma com seus sintomas e características.

Uma doença inflamatória intestinal pode causar sérias inflamações, podendo desenvolver úlceras, feridas ou até câncer. Na maioria dos casos, a doença de Crohn afeta o íleo e o cólon podendo, no entanto, ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao anus.

Não existe uma idade para se desenvolver a doença, mas ela é mais comum entre os 15 e 30 anos de idade, tendo novo pico após os 50 anos.

Inflamação no Intestino – Coloproctologista em BH

Embora a causa da doença seja desconhecida, uma predisposição genética associada a estímulos ambientais pode resultar em doença de Crohn. Os sintomas incluem diarreia crônica (às vezes com sangue) cólica abdominal, febre, bem como perda de apetite de peso.

O diagnóstico é baseado em uma colonoscopia, realizada com um profissional coloproctologista em BH ou proctologista em BH, exame de cápsula endoscópica e em exames por imagem, como radiografias com contraste, tomografia computadorizada, ou ressonância magnética.

Não existe cura para a doença, porém o tratamento busca aliviar os sintomas e controlar a inflamação, podendo algumas pessoas precisar de cirurgia.

A incidência da doença de Crohn se tornou mais comum pelo mundo. Contudo, a doença é mais frequente entre as pessoas de ascendência norte-europeia e anglo-saxã, ocorrendo com a mesma frequência em ambos os sexos e tem tendência a ser mais comum entre judeus Ashkenazi.

A maioria das pessoas manifesta a doença antes dos 30 anos, geralmente entre os 14 e os 24 anos. Algumas pessoas têm sua primeira crise entre os 50 e 70 anos.

A doença de Crohn tende a surgir mais comumente na última parte do intestino delgado (íleo) e no intestino grosso, porém, pode ocorrer em qualquer lugar do trato digestivo, desde a boca até o ânus, incluindo a pele ao redor do ânus.

Quando a doença afeta o cólon, é chamada de colite de Crohn e ela pode afetar:

• Intestino delgado individualmente.
  • Intestino grosso individualmente.
  • Tanto a parte terminal do intestino delgado como o intestino grosso.

Proctologista em BH – Doença inflamatória intestinal

Normalmente o reto não é afetado, ao contrário da colite ulcerativa, em que o reto está quase sempre envolvido. Entretanto, as infecções e outras complicações ao redor do ânus não são raras. A doença de Crohn pode afetar alguns segmentos do trato intestinal, deixando segmentos normais entre as áreas afetadas.

Os locais afetados pela doença comprometem toda a espessura do intestino e, mesmo sem conhecer ao certo a causa da doença, muitos pesquisadores acreditam que uma disfunção do sistema imunológico faz com que o intestino reaja em excesso a um agente ambiental, alimentar ou infeccioso.

Como já falamos sobre a causa desconhecida da doença, vale lembrar que a mesma pode ocorrer por conta de predisposição hereditária ou tabagismo. O tabagismo parece contribuir, também, para a ocorrência periódica de exacerbações da doença. Contraceptivos orais também podem elevar o risco da doença.

Quer saber mais sobre a doença de Crohn, doença inflamatória intestinal, inflamação no intestino, proctologista em BH e coloproctologista em BH? Entre em nosso blog.