Já ouvi algumas vezes em consultório o seguinte comentário: “Dr. Minhas fezes estão finas, e mesmo assim sinto dor ao evacuar. Isso é normal?”. Em alguns conteúdos aqui no blog e também em meu canal no YouTube, já falei sobre a passagem de fezes calibrosas pelo ânus e em como elas podem ferir a região, certo?  Bem, será que a passagem de fezes finas pode, de fato, machucar o ânus?

Para compreender melhor, é necessário falarmos sobre a fissura anal. Bem, ela é causada pela passagem de fezes mais calibrosas pela região anal e a maioria das pessoas, em algum momento da vida, já teve um quadro de fissura aguda, que é quando ocorreu um corte na região e que cicatrizou normalmente.

Entretanto, outras pessoas podem sofrer com a fissura crônica, que é quando o local se machuca repetidas vezes, a ponto de não ocorrer mais a cicatrização correta daquele tecido. Entre as características da fissura crônica estão: má circulação sanguínea no local, tecido mais fibroso, que tona a cicatrização mais difícil e o desenvolvimento da hipertonia anal. A hipertonia anal deixa o músculo da região anal tenso, o tornando mais fechado, o que dificulta a passagem das fezes.

Mas, qual a relação da hipertonia e as fezes finas?

Hipertonia anal – por que minhas fezes estão finas?

Bem, o reto é mais calibroso que o ânus, tendo o diâmetro maior que o diâmetro da passagem do ânus. Dessa forma, quando as fezes saem do reto e vão passar pelo canal anal, é comum que elas sejam achatadas para passar corretamente. Isso não é um problema, principalmente se as fezes estiverem com a consistência pastosa, que é a consistência ideal.

Entretanto, quem sofre com a fissura aguda e desenvolveu a hipertonia anal, tem o processo de passagem das fezes ainda mais dificultado. Isso porque, como a saída do ânus está ainda mais apertada que o normal, é preciso que as fezes se afinem ainda mais para conseguirem passar. Portanto, é necessário entender que as fezes não estavam finas dentro do corpo, mas sim afinaram para passar pela região que está muito apertada e, dessa forma, causa novas feridas.

Mas, como melhorar esse quadro? Uma das formas de se tratar a hipertonia é tratar a fissura crônica!

Como tratar fissura anal?

Conheça 3 tipos de tratamento de fissura que podem ser usados para melhorar o caso de hipertonia. É importante lembrar que, para a indicação do melhor tratamento, o quadro deve ser avaliado por um profissional.

  1. Pomada: as pomadas auxiliam no relaxamento da musculatura, fazendo com que o sangue circule melhor na região e, consequentemente, facilita a passagem das fezes.

  2. Injeção local de substâncias: da mesma forma que podem ser feitas para relaxar músculos em outras regiões do corpo, promovem o relaxamento da musculatura anal melhorando a hipertonia e permitindo a cicatrização da fissura.
  3. Cirurgia: nesse caso, podem ser realizados dois procedimentos. O primeiro é a esfincterotomia, é que um pequeno corte na musculatura, para que ela relaxe. O segundo, a fissurectomia, que é a retirada da fissura.

Sendo assim, é possível compreender que, em alguns quadros, as fezes finas são provocadas pela hipertonia. Portanto, é importante sempre recorrer a avaliação profissional antes de iniciar uma intervenção. Por isso, caso esteja buscando um proctologista em São Paulo ou proctologista em BH, entre em contato!