Já ouvi algumas vezes em consultório que, durante uma crise de hemorroida, o paciente só percebe a melhora do quadro quando a hemorroida sangra. Vamos entender por que a hemorroida inflamada pode sangrar?

Primeiro é preciso entender que, na maioria dos casos, uma crise de hemorroida é o que chamamos de trombose hemorroidária. Ela pode se manifestar após um trauma na região, podendo ser um esforço maior no momento de evacuar ou o atrito causado na hora da limpeza, por exemplo. Assim, após ocorrer a lesão no local, os vasos coagulam, o que leva à formação de um caroço no ânus ou na região anal e, geralmente, esse caroço tem tons arroxeados.

Bem, esse caroço no ânus é semelhante a uma bolha de sangue coagulado na região e, quando essa bolha rompe e o sangue vaza, ocorre o alívio da pressão no local, o que pode trazer uma sensação de conforto. Por outro lado, é possível que o coágulo rompa e mantenha uma ferida aberta na região. Essa ferida pode consumir os fatores de coagulação que existe em nosso sangue, fazendo que o sangue deixe de coagular, causando um sangramento anal.

Sendo assim, é importante ressaltar que não é indicado furar o caroço no ânus por conta própria. Essa prática pode trazer complicações para a região, como uma infecção. Caso seja necessário drenar uma hemorroida inflamada, o procedimento deve ser feito em consultório, após a avaliação de um médico proctologista.

Entretanto, caso o caroço no ânus se rompa e leve a um sangramento anal, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Confira!

Como aliviar um sangramento anal? – Hemorroida inflamada

Bem, o primeiro passo para controlar um sangramento é deixar a região em contato com água fria. O frio faz com que os vasos se sangue se fechem, mas atenção: o ideal é apenas água fria! Não aplique gelo diretamente na pele, pois ele pode causar queimaduras e necrose da mucosa.

O próximo passo é procurar atendimento médico. Um sangramento do ânus frequente e com sangue vermelho vivo, geralmente, vai precisar de cuidados específicos. Dessa forma, um dos procedimentos que podem ser feitos em consultório é a retirada do restante daquele coágulo, para que o sangue na região possa voltar a coagular normalmente.

Além do sangramento importante, que é esse originado por um caroço no ânus, é possível que uma hemorroida inflamada sangre por outras razões. Dessa forma, é preciso se atentar para os sintomas: uma hemorroida inflamada pode ter um sangramento em forma de jatos no momento de evacuar. Além disso, o sangramento pode se tornar constante e, em alguns casos, pode evoluir para um  quadro de anemia, devido à perda recorrente de sangue.

O sangramento recorrente – ou sangramento crônico – vindo de uma crise de hemorroida pode levar ao quadro de anemia crônica. Nesse caso, o paciente pode sofrer com quedas de cabelo e perda de ferro. Assim, uma das formas de controlar o caso é fazer reposição de ferro e realizar uma cirurgia no local. Bem, embora o sangramento crônico possa ocorrer, ele é menos frequente. Portanto, quando um paciente está anêmico, o mais comum é que busquemos a fonte da anemia antes de considerar as hemorroidas como causadoras do quadro.

Sendo assim, é possível concluir que é comum que uma hemorroida inflamada sangre. Entretanto, é necessário se atentar aos tipos de sangramentos e outros sintomas que possam acompanhar o quadro. Por isso, ao notar qualquer mudança na região, busque atendimento com um médico proctologista!