Você tem dúvidas sobre fissuras anais? Tem dificuldade em distinguir o quadro de fissura ou hemorroida e sempre busca o melhor tratamento fissura? Bem, essas são dúvidas e questionamentos que recebo todos os dias em consultório e também em meus vídeos no YouTube. Os quadros na região anal podem parecer complexos de distinguir à primeira vista, mas se atentando aos detalhes é possível compreender as particularidades de cada quadro. Vamos lá?

Fissura aguda e crônica x hemorroidas – qual a diferença?

Bem, para começar falaremos da dúvida mais comum sobre as fissuras anais, que nada mais é que uma pequena confusão entre as diferenças de fissuras e hemorroidas. As hemorroidas são vasos de sangue da região anal que inflamam, saem do ânus e têm diversos sintomas, como sangramento, dor e até mesmo coceira.

Já a fissura anal é um corte na região do ânus e pode ser desencadeada por fatores simples, como a passagem de fezes duras e calibrosas pela região. Este quadro é conhecido como fissura anal aguda e, geralmente, o tratamento fissura não requer intervenção cirúrgica. Intervenções podem ser necessárias quando o aparecimento constante fissuras anais causam a fissura crônica. Essa fissura é resultado dos traumas na região anal, que podem levar ao surgimento de plicoma anal e hipertonia anal.

Apesar de poder ser desencadeada por fatores simples, como a passagem de fezes duras, existem outras causas para as fissuras. Acompanhe!

Quais as causas das fissuras anais?

Bem, pode parecer complexo, mas a passagem de fezes muito moles pela região, como em um caso de diarreia, também podem levar ao surgimento de fissuras. Isso ocorre pela passagem constante de fezes pelo local, o que pode ferir. Além disso, quadros de IST’s (infecções sexualmente transmissíveis) como sífilis e HIV incontrolado podem levar ao aparecimento de fissuras, que são chamadas de fissuras atípicas.

Outra causa para o aparecimento de fissuras anais são as doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn. Além das fissuras, a Doença de Crohn pode causar fístulas e plicomas infamatórios.

Bem, fístulas e fissuras anais também são a causa de muitas dúvidas, por isso, nosso próximo tópico será para esclarecer a relação entre ambos os quadros.

Fissuras anais e fístulas – qual a relação?

Por terem nomes parecidos, as fístulas e fissuras levantam essa dúvida. Bem, antes de explicar a relação entre ambas, é necessário entender as diferenças do quadro. Enquanto fissuras são cortes na região anal, como vimos acima, as fístulas são passagens que se desenvolvem de dentro do ânus para a pele em volta dele e, em grande parte dos casos, são consequências de um abcesso na região.

Então, qual a relação entre fissura e fístula? Bem, uma fissura pode gerar uma fístula que é chamada de fístula fissuraria. Esse quadro ocorre quando as fissuras anais ocorrem com tanta frequência a ponto de se tornarem fundas o suficiente para se tornarem fístulas. Outra possibilidade é quando uma fissura não cicatriza corretamente, a pele fecha de maneira superficial, mas o leito permanece aberto e ocorre a formação da fístula. O tratamento da fístula é feito de forma cirúrgica e, na maioria dos casos, é uma intervenção simples.

Bem, estas são algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema, mas caso eu não tenha respondido a sua dúvida, não se preocupe! Existem outras questões que foram respondidas em meu novo vídeo no YouTube. Clique aqui e confira na íntegra as 10 perguntas mais frequentes sobre fissuras anais! Mas lembre-se, o vídeo jamais substitui uma consulta, sempre procure seu médico.