É possível que, após evacuar, você já tenha se deparado com um milho inteiro nas fezes, não é? Muitas pessoas já encontraram alimentos não digeridos nas fezes, e hoje falaremos sobre isso, será que existe uma tolerância sobre a quantidade de fezes com alimentos não digeridos, ou isso não poderia acontecer de forma alguma? Vamos ver?  

Bem, é normal que, em algum grau, se note fezes com alimentos não digeridos.  Isso ocorre porque nosso organismo não consegue digerir alguns tipos de alimento, como é o caso do milho. Nessa lista de alimentos que o tubo digestivo não consegue digerir, também encontramos a casca do feijão, folhas verdes – como alface e couve –, cenoura e alguns tipos de nozes e castanhas. Esses alimentos têm em comum a presença da celulose e, por isso são alimentos não digeridos nas fezes.  

Dessa forma, encontrar fezes com alimentos não digeridos não é algo anormal, desde que os alimentos se apresentem em pouca quantidade e que façam parte do grupo que contém celulose em sua parede celular. Portanto, caso a quantidade de alimentos não digeridos nas fezes seja grande ou tenha tipos diversos de alimentos – como arroz e carne, que são facilmente digeridos pelo nosso organismo –, é necessário se atentar e investigar as causas.   

Fezes com alimentos não digeridos, quais as possíveis causas?  

Diarreia ou trânsito intestinal acelerado
Quando o organismo está com o trânsito intestinal acelerado, os alimentos podem não ser digeridos da maneira correta, já que permanecem menos tempo que o necessário no intestino. Uma das razões para isso acontecer é a diarreia no intestino delgado, que tem uma tendência maior de alimentos não digeridos. Diferente da diarreia no intestino grosso, que costuma se caracterizar por ter fezes mais aquosas e com alimentos bem digeridos.  

Estresse e mastigação rápida
Quando mastigamos muito rápido, na pressa de terminar a alimentação, pode acontecer dos alimentos chegarem inteiros ao estômago, o que dificulta a digestão e contribui para o surgimento de fezes com alimentos não digeridos. Por isso, temos que ter em mente que, quanto mais triturado o alimento entrar em nosso organismo, maior será a superfície de contato das enzimas digestivas e, por consequência, mais rápida a digestão será feita.  

Excesso de acidez no estômago 
A acidez no estômago é necessária para manter o funcionamento correto do órgão. Entretanto, quando a acidez está muito alta, o PH das enzimas encontradas no intestino delgado fica desregulado, o que pode prejudicar a digestão. Mas, é importante saber que quando a acidez no estômago está muito baixa, a digestão também é prejudicada. Dessa forma, evite tomar muitos líquidos durante a alimentação, pois eles diluem o suco gástrico, o que pode ser prejudicial no primeiro momento da digestão.  

Intolerâncias alimentares 
Algumas intolerâncias alimentares, como a intolerância à lactose, impedem que o alimento seja corretamente digerido pelo organismo. Dessa forma, o organismo fica com o trânsito intestinal acelerado, o que leva ao aparecimento das fezes com alimentos não digeridos.  

Doença celíaca ou Doença de Crohn 
Estes quadros causam alteração no trato digestivo e, com isso, impedem a digestão correta dos alimentos ou levam a diarreia. Além disso, em alguns casos, a superfície de contato é diminuída, podendo, assim, causar o aparecimento de alimentos não digeridos nas fezes. 

Bem, estas foram algumas das causas mais comuns para fezes com alimentos não digeridos. É importante que, quando você perceber alimentos não digeridos nas fezes, se atente ao tipo de alimento, antes de qualquer coisa. Afinal, nosso organismo apresenta dificuldade na digestão de alimentos como o milho, cenoura e nozes. Entretanto, se a presença de alimentos inteiros nas fezes persistir, ou se forem alimentos “incomuns” como o arroz e carne, busque atendimento médico para que as causas sejam avaliadas!