Você conhece os métodos de como tratar fissura anal? Quando falo disso, você já pensa em cirurgia no ânus? Bem, quando falamos de cirurgias na região, a maioria das pessoas já fica receosa, não é mesmo? O medo da dor e de um pós operatório longo e com restrições, geralmente, é a primeira coisa que consideramos quando falamos em cirurgias, ainda mais na região do ânus. Mas, e se eu te disser que é possível tratar fissura anal sem cirurgia?

Existem alguns métodos menos invasivos que uma cirurgia local e que têm excelente resultado no tratamento de fissuras anais, e é sobre isso que vou falar nesse texto. Mas, antes disso, é necessário compreender o que é uma fissura anal.

Bem, uma fissura é um corte na região do ânus. Esse corte pode ser causado por diversos fatores e, o mais comum, são as fezes muito duras. Quando as fezes estão mais calibrosas, ao passar pelo ânus, pode acontecer um rasgo na região. Por isso, muitas pessoas já tiveram quadros de fissura anal em algum momento. Entretanto, esse quadro não chega a ser grave e a cicatrização ocorre muito bem, de maneira natural. E é a partir daí que vamos descobrir como tratar fissura anal!

Como tratar fissura anal? – Fissura anal crônica

Bem, o primeiro passo para tratar fissura anal sem cirurgia é cuidando da saúde do intestino, mantendo um hábito intestinal mais saudável. Com uma dieta rica em fibras e água, as fezes adquirem uma consistência mais pastosa, o que não compromete a região do reto em sua passagem.

Bem, apesar do hábito intestinal saudável ser uma excelente forma de tratamento, somente ele não é suficiente em casos de fissura anal crônica, por exemplo. Este quadro ocorre quando o local da fissura volta a ferir repetidas vezes e não ocorre mais uma boa cicatrização do local. Mas, como reconhecer os sinais de uma fissura crônica? Bem, é possível observar alterações no local, como inchaços, a borda da fissura mais endurecida ou a hipertonia anal.

A hipertonia anal causa a contração do esfíncter interno, tornando o processo de evacuar mais complexo, já que dificulta a passagem das fezes. Além disso, a hipertonia diminui o fluxo sanguíneo na região, tornando a fissura anal crônica mais complexa de cicatrizar.

Conheça os métodos de como tratar fissura anal

Bem, além de manter um hábito intestinal saudável, existem outras maneiras de cuidar dos casos de fissura, incluindo os quadros de fissura anal aguda e fissura crônica.

  • Atividades físicas: sendo benéfica para o funcionamento de todo nosso corpo, as atividades físicas aumentam a circulação de sangue, melhora a oxigenação dos tecidos e coloca nosso organismo em estado anabólico, ou seja, em estado de construção de proteínas, o que ajuda na cicatrização.
  • Pomadas: o primeiro passo para um tratamento com pomadas ser feito de maneira eficaz é a escolha da pomada correta. Apesar de termos fácil acesso às pomadas para hemorroidas, elas não são ideais para o tratamento de fissuras anais. As pomadas para fissura crônica causam o relaxamento da musculatura local e melhoram a circulação sanguínea, além do alívio da dor.
  • Banho de assento: já falei sobre banho de assento e em como ele é versátil em tratamentos e que pode ser feito em casa. Ao assentar na bacia – ou outro dispositivo – com água morna, o calor auxilia na circulação de sangue e também no relaxamento muscular.
  • Injeção em consultório: a aplicação de substâncias para relaxamento muscular mantém a região livre de espasmos por alguns meses. Dessa forma, durante o tempo de relaxamento, a fissura pode cicatrizar normalmente.

Estas são algumas formas de como tratar fissura anal sem cirurgia. Apesar de serem procedimentos simples e possíveis de realizar em casa, o indicado é sempre buscar orientação médica e nunca se automedicar!