Com as comemorações de final de ano é comum comer alimentos mais pesados e em grandes quantidades e, com isso, sempre vem a pergunta: como repor a flora intestinal e o microbioma?

Bem, o microbioma – ou a flora bacteriana – são aqueles microorganismos que vivem em nosso corpo e contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo, já que participa de processos da digestão e também da produção de hormônios e neurotransmissores. Por isso, é importante que a flora intestinal boa e equilibrada, já que seu desequilíbrio pode predispor alguns estágios de doenças. Mas, o que causa o desequilíbrio da flora bacteriana?

Em conjunto com a alimentação desregrada, o uso constante de antibióticos contribui para o desequilíbrio de nossa flora intestinal. Isso ocorre porque os antibióticos matam de forma indiscriminada vários tipos de bactérias, sejam elas boas ou ruins. Caso essas bactérias não sejam repostas em nosso microbioma como uso de probióticos, por exemplo, podemos criar uma flora ruim.

Quando a flora intestinal está ruim, é comum o surgimento de uma bactéria chamada Clostridium difficile. Essa bactéria não responde bem aos antibióticos, o que pode levar de uma alteração leve do hábito intestinal até a uma diarreia aquosa, causando a desidratação. Sendo assim, como repor a flora intestinal?

Como repor a flora intestinal? – Alimentação

O uso de probiótico é uma boa opção para repor a flora bacteriana, entretanto, a forma mais eficaz de equilibrar a saúde intestinal é a boa alimentação. Bem, a alimentação estimula que as bactérias ideais proliferem e promovam um ambiente saudável e equilibrado.

A forma correta de como repor a flora intestinal através da alimentação e prebióticos varia. Por exemplo, para promover um microbioma mais saudável, o mais adequado é evitar o consumo exagerado de carnes vermelhas, mas sem radicalismos! O ideal é consumir a carne vermelha 3 vezes por semana, não é necessário cortar o item da dieta. Por outro lado, o ideal é investir em uma alimentação rica em fibras e vegetais, que devem estar presentes em nosso prato todos os dias da semana.

Em relação às fontes de proteínas, o ideal é privilegiar carnes brancas, como peixes e frango, consumir lentilha e outros grãos, ovos e é claro, o clássico arroz com feijão. Além disso, é importante se atentar a variedade dos alimentos em nossa dieta: quanto mais variada, mais bactérias boas cultivaremos em nossa flora intestinal.

Como repor a flora intestinal? – Probiótico

Após promovermos a variedade da nossa flora intestinal através dos prebióticos – ou seja, a boa alimentação –, é possível repor bactérias e controlar algumas deficiências através do probiótico. Dessa forma, o mais indicado é utilizar um probiótico que tenha variedade de bactérias, tendo maior benefício aqueles que tem 3, 5 ou mais tipos de bactérias.

Assim, o VSL #3, que é o mais conhecido na literatura, é indicado para o consumo justamente por ter uma grande variedade de bactérias e sua composição.

Além de ser utilizado para repor a flora bacteriana após uma desregulação, o probiótico, quando for possível e indicado por seu médico, pode ser utilizado ao mesmo tempo que tratamentos com antibióticos são feitos. Isso torna possível manter a microbiota regulada.

Para além da boa alimentação e do uso de probiótico, é possível manter a flora intestinal saudável tendo boas noites de sono, controlando o estresse, consumindo doses reguladas de álcool, evitando o cigarro e realizando atividades físicas regularmente. Além disso, visite sempre um proctologista em São Paulo ou um proctologista em Belo Horizonte, ele indicará a melhor maneira de repor a flora intestinal!