Você costuma cuidar de sua pele, seus cabelos ou suas unhas? Muitas pessoas fazem uma rotina de cuidados com essas partes do corpo, assim mantém a região saudável e bonita mas, você já se preocupou com os cuidados com o ânus? Assim como o restante do nosso corpo, o ânus merece uma atenção especial, pois manter os cuidados com o ânus em dia evita infecções e outras complicações no local.

O primeiro passo para cuidar melhor da região anal é fugir do tabu. Para muitas pessoas, ainda é difícil falar sobre a região e até mesmo tocá-la. Entretanto, é preciso entender que o ânus é uma parte do nosso corpo que precisa de atenção, como qualquer outra. Sendo assim, confira como manter os cuidados com o ânus em dia e de maneira correta. Vamos lá?

Como realizar os cuidados com o ânus?

Cuide da saúde intestinal
Não é a primeira vez que falo sobre saúde intestinal por aqui, afinal, ter um trânsito intestinal regulado auxilia no bom funcionamento de todo o organismo. No caso dos cuidados com o ânus, ter uma saúde intestinal em dia é ideal, já que, em caso de constipação, as fezes muito duras podem machucar a região anal ao passar por ela. Assim, pode gerar um quadro de fissura anal ou trombose hemorroidária.

Por outro lado, quando ocorre a passagem constante de fezes, ainda que mais pastosas – como acontece quando se tem diarreia – a região também pode sofrer com fissuras. Sendo assim, se atente ao seu ritmo intestinal: não é necessário ir ao banheiro todos os dias, três vezes por semana já é o bastante. Entretanto, se atente ao estado das fezes: o ideal é que elas sejam pastosas e não duras.

Hábitos saudáveis
Beba água: o primeiro passo é tomar muito líquido. A melhor forma para calcular a quantidade de água ideal para você é pegar seu peso e multiplicar por 30. O mais indicado é consumir essa quantidade de água, mas é possível ingerir chás sem que haja algum prejuízo. Se você estiver acima do peso essa regra não se aplica, ok?

Coma mais fibras: apenas beber água não é o suficiente para melhorar a saúde intestinal, consumir fibras também é de extrema importância, já que elas ajudam a manter a água em nosso intestino. Dessa forma, elas auxiliam na consistência das fezes, puxando líquido para elas e as tornando mais pastosas. Portanto, inclua frutas com casca, folhas e cereais (como arroz integral e granola) em sua alimentação diária.

Pratique a posição correta de evacuar
A posição do vaso sanitário nos força a fazer mais esforço para evacuar, já que a posição de 90° não permite o relaxamento total da pelve. Sendo assim, para se alcançar a posição correta de evacuar, é possível utilizar um banquinho apara apoiar os pés. Dessa forma, ficamos mais próximos da posição mais confortável para o corpo, que é a posição de agachamento.

Mas atenção: nunca se agache sobre o vaso sanitário! Essa prática é perigosa e pode levar a acidentes.

Evite usar papel higiênico
No geral, o papel higiênico não é uma opção satisfatória de limpeza para os cuidados com o ânus. Ele, geralmente, deixa resíduos e pode traumatizar a região, por causa da fricção local. A forma mais indicada de limpeza é a lavagem, podendo ser feita com a duchinha higiênica.

Entretanto, em muitos casos, ela não é viável, e por isso, o lenço umedecido é indicado. Sendo assim, prefira sempre lenços sem perfume e com menos componentes, aqueles usados em recém nascidos. Assim é possível realizar uma limpeza eficiente sem causar irritações no local.

Essas foram algumas dicas de como manter os cuidados com o ânus em dia e prevenir o aparecimento de casos como caroço no ânus e fissura anal. Por isso, esteja sempre atento a qualquer alteração na região e busque um médico proctologista.