O sexo anal (ou coito anal) é um assunto considerado tabu em nossa sociedade e que ainda desperta muitas dúvidas nas pessoas. Muitas pessoas acreditam que não falar no assunto é uma opção saudável, entretanto, esclarecer dúvidas e mitos sobre a relação anal é o melhor caminho para a prática do coito anal sem maiores riscos.

Dessa forma, reuni as dúvidas mais frequentes sobre o tema, para juntos esclarecermos e tornar a prática mais segura e confortável para quem deseja realizá-la. Vamos lá?

Geralmente, a primeira coisa que vem em mente quando falamos no coito anal é a dor. Afinal, é possível fazer sexo anal sem dor? Bem, primeiro é preciso entender que dor é algo relativo e varia de pessoa para pessoa. Nem todos os adeptos da prática do sexo anal sentem dor. Uma das razões para isso é que a dor na região está diretamente relacionada com a dilatação do local.

Sendo assim, quando a pessoa está nervosa, insegura ou ansiosa em relação à prática, a musculatura anal tende a contrair, o que torna a penetração dolorosa. Por isso, ao realizar o coito anal, é preciso:

  1. Estar confortável com o ato! É possível fazer sexo anal sem dor, desde que a pessoa esteja confortável e de acordo. Realize o sexo anal somente caso esteja confortável, a prática não deve ser feita somente para agradar ao parceiro.
  2. Estimule o local! Antes de iniciar a penetração, estimule o local aos poucos para que assim o músculo fique mais relaxado.

Bom, outra dúvida muito comum é sobre dst e sexo anal. Afinal, é possível ocorrer a transmissão?

DST e coito anal, qual a relação?

Antes de aprofundar no tema, é necessário esclarecer que o termo dst (doença sexualmente transmissível) tem entrado cada vez mais em desuso, dando espaço para o termo ist (infecção sexualmente transmissível). Portanto, sempre que formos falar sobre a saúde sexual, usaremos o termo ist.

Bem, o ânus contém vários vasos de sangue em uma pele e mucosa relativamente frágil que, ao serem machucadas, tornam propícia a transmissão de infecções. Entretanto, mesmo com a mucosa saudável, a presença do sêmen e o contato com a pele podem transmitir infecções, como HPV, herpes, sífilis e gonorreia.

Sendo assim, chegamos a outra dúvida frequente sobre ist e coito anal, que é: o uso de preservativos é necessário? A resposta é: sim! Além de prevenir doenças como as que citei acima, a “camisinha” impede o contato direto do sêmen com a mucosa do reto. Isso é importante pois o sêmen é irritativo e pode causar alguns quadros de diarreia e retite após o sexo.

Bem, uma outra dúvida muito comum a respeito da saúde da região é se sexo anal causa hemorroida. Vamos descobrir?

Sexo anal causa hemorroida?

A prática do sexo anal causa traumas na região do ânus, podendo machucar os vasos de sangue na região e propiciando o desenvolvimento de crises de hemorroida ou de trombose hemorroidária na região. O surgimento do caso é mais frequente em quem já tenha histórico de hemorroidas e traumas na região.

Dessa forma, é necessário lembrar:

  1. Use lubrificantes! O ânus não tem lubrificação natural, portanto, o uso de lubrificante reduz o trauma causado. Além disso, é importante observar o tipo de produto para lubrificação: prefira produtos a base de água ou silicones e evite produtos caseiros.
  2. Filme pornô não é referência! Algumas performances dos filmes podem até chamar atenção, mas é necessário ter cuidado com a região durante o coito anal. Por isso, evite movimentos vigorosos e bruscos na região, assim as chances de trauma são menores.

Estas foram algumas das dúvidas mais comuns sobre sexo anal! Caso você tenha mais perguntas, assista ao meu vídeo, nele respondo outras questões além dessas!