O cisto pilonidal é mais comum de aparecer em homens, porém também ocorre em mulheres. Dessa forma, o cisto pilonidal na gravidez ocorre devido ao aumento do peso e traumas na região, e pode inflamar. Apesar de ser mais comumente nas entre as nádegas, também pode acometer o couro cabeludo, umbigo ou axilas.

A doença pilonidal é uma área praticamente fechada abaixo da pele envolta por uma membrana e podendo ter com algum conteúdo interno como pelos e/ou secreções. O cisto pilonidal, apesar do nome não é um cisto verdadeiro, na verdade o mais correto seria chama-lo de doença pilonidal, já que não é totalmente fechado como outros cistos.

O cisto pilonidal pode acometer homens e mulheres de qualquer idade e pode aparecer em mulheres inclusive durante a gravidez. A causa do cisto ainda não está totalmente esclarecida, e nessa publicação explicamos melhor suas origens.

Proctologista em BH – Cisto pilonidal na gravidez

Atualmente, considera-se o cisto pilonidal uma doença que se adquire durante a vida. O mecanismo atualmente proposto seria a penetração de pelos para dentro da pele. Esses pelos se acumulam no tecido subcutâneo e provocam uma reação inflamatória.

O fato de o cisto pilonidal ocorrer em mulheres grávidas que estão para dar à luz não implica nenhuma alteração relevante. É importante saber que independente de precisar operar ou não durante a gravidez, os cuidados gerais com o cisto devem ser tomados.

O tratamento para cisto pilonidal na gravidez varia de acordo com a fase da doença. Paciente com cisto sem nenhum sintoma ou infecção deve permanecer em observação para avaliar a evolução do quadro.

Já quando existe o abscesso, é indicado fazer drenagem através de uma pequena incisão na pele. Tal intervenção é realizada sob anestesia local, sem a necessidade de internação hospitalar. Para algumas pessoas, essa intervenção pode ser definitiva, para outras, pode ser necessário ainda opera o cisto após a cicatrização. Isso acontece pois após a drenagem o cisto pode ou não cicatrizar totalmente, isso varia de pessoa para pessoa.

Na fase do abscesso os antibióticos podem não produzir o efeito desejado, então a solução seria partir para procedimentos minimamente invasivos como o EPSiT. Muitas pessoas já procuram pela técnica por medo da cirurgia de ressecção em cunha do cisto, onde a ferida é deixada aberta para que a cicatrização ocorra naturalmente. O procedimento cirúrgico é realizado somente em casos especiais e se for altamente recomendado, caso contrário, os métodos minimamente invasivos são mais recomendados. 

Coloproctologista em BH – Tratamento para cisto pilonidal

Existem algumas medidas que podem ajudar na prevenção de formação de cistos pilonidais e a evitar recidivas:

  • Não permaneça muito tempo sentado. Levante e caminhe sempre que puder.
  • Mantenha o seu peso ideal.
  • Mantenha a região sempre limpa e livre de umidade ou suor.
  • Utilize sabonetes antissépticos ao fazer a higiene do local.
  • Depile a região especialmente se seus pelos forem mais espessos e encaracolados. De preferência faça depilação a laser de toda a região em torno do cisto.
  • Evite vestir roupas íntimas de tecido sintético.

 

Quer saber mais sobre cisto pilonidal na gravidez, proctologista em BH, coloproctologista em BH e tratamento para cisto pilonidal? Entre em nosso blog.