Você sabe qual a diferença de um cisto no ânus para outros quadros manifestados na região anal? Essa pode parecer uma pergunta inusitada, mas queixas de cisto no ânus são relativamente comuns no consultório médico, embora o quadro não ocorra com frequência.

Casos de trombose hemorroidária, abcesso no ânus (também conhecido como “furúnculo”) ou os comedones, são casos que se manifestam com “bolinhas” na região anal e, por isso, comumente são confundidos com quadros de cistos anais. Bem, quer dizer então que não existem cistos no ânus?

Bem, apesar de menos frequente, os cistos no ânus podem aparecer. Um dos motivos que levam a confundir esse com outros quadros é a falta de conhecimento a respeito do que é e como se manifesta cada um dos sintomas relacionados a cada caso. Por isso, para saber a diferença entre trombose hemorroidária, abcesso no ânus, comedones e cisto no ânus continue a leitura.

Cisto no ânus – O que é?

Bem, o primeiro passo para conseguir identificar o cisto anal é entender o que é o quadro e como ele se manifesta. Um cisto é uma cavidade fechada com o formato de “bolinha” que é preenchida por alguma substância que pode ser líquida ou gelatinosa. Outra característica dos cistos é ter membranas ao redor do conteúdo acumulado.

Estes quadros são menos frequentes, pois o ânus não é um local propenso para a formação de cistos. Dessa forma, o paciente é levado a achar que está com um quadro de cisto no ânus, quando na realidade existem quadros mais comuns na região.

Cisto no ânus e outros casos – Como distinguir?

Bem, agora que você sabe reconhecer um cisto no ânus, conheça outros quadros que se manifestam na região de forma semelhante. Dessa forma, será mais fácil reconhecer qual o quadro apresentado e assim buscar ajuda de maneira mais assertiva. 

  • Trombose hemorroidária: a trombose – ou até mesmo uma crise de hemorroidas mais grave – é caracterizada por um coágulo formado dentro dos vasos sanguíneos da região. Dessa forma, a coagulação causa uma inflamação local, deixando a área com aspecto de “bolinha”.
  • Abcesso anorretal ou abcesso no ânus: conhecido também como “furúnculo” o abcesso é causado quando as glândulas na região anal são obstruídas e acumulam secreção. Devido ao nível de contaminação da região, a secreção acumulada se transforma em pus, o que faz com que a glândula cresça. Essa glândula com pus pode crescer e aumentar a área inflamada até ser drenada ou, em casos mais graves, gera a Gangrena de Fournier. É possível que o abcesso anorretal seja drenado para dentro do ânus, resolvendo assim o quadro. Por outro lado, é possível que ele seja drenado para a pele, formando uma fístula ou uma fístula em fundo cego.
  • Comedones: os comedones são pequenas glândulas que acumulam secreção semelhante a um sebo. Geralmente, eles têm a ponta um pouco mais escura e podem ser extraídos facilmente. Em muitos casos, basta o contato da água morna com o local para que a secreção vaze, assim como uma espinha que não está inflamada. Estes casos não costumam ser doloridos e o paciente os identifica através do tato.

Outros casos na região anal – Proctologista em BH

Além dos quadros de hemorroidas e abcessos, traumas na região anal e outras doenças podem gerar essa aparência de “bolinha” na região, levando a acreditar se tratar de um caso de cisto no ânus.

Bem, os traumas na região causados pela passagem de fezes duras, por exemplo, podem causar fissuras ou inchaços, deixando a região com o aspecto de um cisto. Quando o inchaço local reduz, é possível que um plicoma anal se forme. Este plicoma nada mais é que um excesso de pele e não oferece riscos.

Outro quadro que pode gerar dúvidas é a herpes perianal. Quando ocorre, ela gera várias pequenas bolsas na região anal que, quando estouram, formam uma pequena úlcera.

Como vimos, existem diversos quadros na região anal que podem ser confundidos com um cisto no ânus. Dessa forma, para receber um diagnóstico correto e ser orientado do melhor tratamento para cada caso, busque uma consulta com um proctologista em BH ou proctologista em São Paulo.