As hemorroidas são vasos de sangue que descem e se tornam salientes podem aparecer na região anal como consequência de uma tendência genética, alimentação pobre em fibras, prisão de ventre ou gravidez. Elas podem ser internas ou externas e causar bastante desconforto, podendo haver sintomas como coceira e dor anal, dificuldade para defecar e presença de sangue nas fezes.

O tratamento para hemorroidas pode ser feito com o uso de pomadas com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, com o objetivo de aliviar a dor e desconforto, ou ser indicado pelo médico a realização de procedimentos, caso elas não desapareçam ao longo do tempo. Um dos tratamentos mais recomendados e menos invasivos é o THD e vamos falar sobre ele nessa publicação.

Tratamento para hemorroidas – THD

O THD (Desarterialização hemorroidária transanal, em inglês) é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, que é utilizado no tratamento das hemorroidas. Além disso, corrige prolapso, devolvendo a hemorroida à sua posição natural.

O tratamento para hemorroidas pode ser feito de forma local, com pomadas e medicamentos, como falamos, porém, existem casos em que o procedimento cirúrgico para retirada dos vasos doentes pode ser necessário.

O THD é um dos procedimentos mais avançados no tratamento de hemorroidas e a boa notícia é que esse procedimento de pequeno porte, realizado por meio do canal anal, com leve dilatação.

No procedimento, identifica-se por meio do Doppler os ramos arteriais e é feita a ligadura que leva à redução do fluxo nas artérias. Em seguida, faz-se a elevação e fixação da hemorroida no interior do ânus.

O THD é um dos procedimentos menos invasivos já desenvolvido e pode ser realizado com sedação associada à analgesia, permitindo que o paciente tenha alta no mesmo dia.

Mas, como saber se estou com hemorroidas? Os sintomas de hemorroida podem ser desconfortáveis, sendo os principais:

• Sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico.
  • Coceira no ânus.
  • Dificuldade para defecar.
  • saída de um líquido esbranquiçado pelo ânus, principalmente no caso de hemorroidas internas.
  • Dor anal que pode surgir ao evacuar, andar ou sentar, especialmente no caso de hemorroidas externas.

Hemorroidas – Causas

Não existe uma causa exata para o aparecimento das hemorroidas, no entanto, a má alimentação, má postura corporal ou prisão de ventre podem contribuir para a sua formação. Além disso, outras causas podem estar na origem do aparecimento das hemorroidas, como a obesidade, predisposição genética, gravidez, por exemplo.

As hemorroidas podem aparecer com mais facilidade durante à gravidez devido ao aumento do peso da mulher e da pressão exercida na região pélvica, além de também haver um aumento na circulação de sangue no corpo.

É importante falar sobre o pós-operatório do THD. Nas técnicas tradicionais, que são mais agressivas, muitas vezes os pacientes reclamam de dor por até 14 dias depois da cirurgia. Com o THD o novo procedimento o retorno ao trabalho tende a ser mais precoce, em média de 5 a 7 dias, e a dor pós-operatória em geral é menor do que a observada nos procedimentos tradicionais, embora não se possa afirmar que não haverá nenhuma dor.

Quer saber mais sobre médico de hemorroida, THD, cirurgia sem cortes, tratamento para hemorroidas e hemorragias? Entre em nosso blog.