O diagnóstico de cisto pilonidal causa preocupação em algumas pessoas, afinal, quando buscamos o termo na internet, é possível encontrar muitos quadros com ferida aberta. Mas, será mesmo que o cisto pilonidal inflamado e a cirurgia cisto pilonidal realmente precisam ser temidos? Hoje falarei um pouco mais sobre a doença pilonidal e a melhor forma de como tratar cisto pilonidal, acompanhe!

Primeiramente, ao contrário do que se pensa, nem sempre é necessário realizar uma cirurgia cisto pilonidal. Em muitos casos, ao avaliar o paciente em consultório, passo uma lista de cuidados para se ter com o cisto pilonidal e, ao retornar na consulta, o paciente já apresentou grandes melhoras no quadro, dispensando uma intervenção cirúrgica.

Bem, o cisto pilonidal – ou melhor, doença pilonidal, já que nem sempre a cavidade estará preenchida – é um quadro que ocorre entre as nádegas, na região conhecida como “cofrinho”. Geralmente, apresenta buraquinhos na região e pode ou não ter pelos. A presença de pelos no cisto desencadeia uma resposta inflamatória do corpo, já que ele é reconhecido como um corpo estranho, por isso, é possível observar, em alguns casos, secreção e tecido de granulação.

Além disso, a região apresenta inflamação, mas nem sempre está infeccionada, já que a infecção apresenta pus, vermelhidão e inchaço. Quando um cisto pilonidal está infeccionado, é necessário realizar a drenagem da região, com uma cirurgia cisto pilonidal de urgência.

Mas, e para evitar uma cirurgia cisto pilonidal, o que podemos fazer?

Como tratar cisto pilonidal sem cirurgia cisto pilonidal

Remoção dos pelos: os pelos que estão presentes no cisto pilonidal não nascem dentro dele, mas sim caem lá a medida que os buraquinhos na região vão se formando. Sendo assim, remover os pelos dessa região é aconselhável. Além disso, se possível, prefira fazer a remoção a laser, já que, com esse método, aos poucos os pelos vão parando de crescer na região. Outro benefício apontado por estudos é que, com o tempo, a recidiva da doença pilonidal em pacientes cirúrgicos que fizeram depilação a laser, cai.

Colocação de calor local: apoiar uma bolsa de água morna no local, ou até mesmo, durante o banho, ficar alguns minutos com a ducha morna apontando para o cisto pode ajudar a aliviar os sintomas. É possível, também, fazer a compressão do cisto pilonidal durante o banho para ajudar a vazar as secreções – ou pelos – contidos no local. Como o pelo presente na região não nasce ali, ele não tem raiz, portanto pode ser puxado por uma pinça sem causar maiores dores. Entretanto, cuidado: não aplique muita força no local para não causar mais traumas, se sentir que não conseguiu retirar nenhuma secreção, não force.

Evite trauma na região: o trauma local pode piorar o cisto pilonidal inflamado, trazendo mais dor e inflamação para o local. Por isso, evite passar muito tempo sentado sobre a região e, ao assentar, usar uma almofada para proteger a região. Além disso, busque assentar com o corpo um pouco inclinado para frente, assim a pressão é melhor distribuída.

Além desses cuidados, existem sabonetes antissépticos, pomadas e até mesmo antibióticos que podem ajudar no tratamento. Entretanto, é necessário passar por uma consulta com o proctologista para que o melhor tratamento seja indicado e você não precise passar por uma cirurgia cisto pilonidal.