Você sabe como tratar hemorroida inflamada? O banho de assento hemorroida é ideal para o tratamento de hemorroidas de maneira fácil e prática, afinal, o banho de assento pode ser feito em casa. O assento pode ser feito somente em água, sem que haja a necessidade de acrescentar componentes à água. Entretanto, a prática de acrescentar vinagres, ervas ou até mesmo sal é muito comum, mas, será que é mesmo necessário?

Bem, antes de explicar como o banho de assento pode ajudar no quadro de hemorroidas ou se é necessário que seja acrescentado algum componente a água, é preciso esclarecer que o banho de assento é. O banho de assento consiste na prática encher uma bacia – ou algum outro recipiente – com água morna ou fria e assentar ali por alguns minutos. A prática é indicada no tratamento de hemorroida inflamada, fissura anal e em pós operatórios. A imersão auxilia a reduzir inchaços, acelera a recuperação de hematomas e facilita a cicatrização de feridas.

Agora que você já sabe o que é banho de assento e como a prática do banho de assento hemorroida funciona, vamos ver se é realmente necessário acrescentar componentes à água do banho.

Banho de assento hemorroida – Devo adicionar algo à água?

Bem, quem me acompanha nas redes sociais e no YouTube sabe que recomendo que os banhos de assento sejam feitos somente com água morna ou fria. Entretanto, vamos analisar os possíveis benefícios ou malefícios de realizar o banho com alguns componentes.

• Sal: curioso, não? O sal é benéfico em banhos de assento pois, ao tornar a água hipertônica (ou seja, mais concentrada), ele age “sugando” os líquidos de um quadro de hemorroida inflamada, onde há inchaço. Além disso, o sal age como um antisséptico, eliminando bactérias da região e ajudando na cicatrização. Mas atenção: cuidado com a quantidade de sal! Não vamos exagerar, não é?
  • Vinagre de maçã: com propriedades antifúngicas, antioxidantes e antibacterianas, o vinagre é um grande aliado da boa alimentação. Entretanto, quando falamos no uso em banho de assento hemorroida ainda faltam comprovações na literatura de que seu uso é proveitoso. Bem, caso você queira fazer o teste, lembre-se de diluir bastante o produto e saiba que o risco de irritações é baixo.
  • Fitoterápicos (chás, ervas): cuidado com as ervas! Embora sejam conhecidas como “cura tudo”, ainda não existem comprovações na literatura científica sobre a eficácia do uso de ervas e chás no banho de assento hemorroida. Dessa forma, pode ser que a prática funcione para algumas pessoas e para outras não, por isso, faça testes e, em caso de irritação, suspenda o uso.
  • Flogo-rosa: o Flogo-rosa é um medicamento com propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar em quadros de irritação local. Além disso, ele tem ação antisséptica, o que torna necessário realizar um teste para verificar se o medicamento não causará irritações ao local.
  • Permanganato de potássio: com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas, o permanganato precisa ser totalmente diluído antes do banho de assento ser realizado. Para isso, é necessário verificar as concentrações recomendadas e não exceder o período de 10 minutos em assento.

Hemorroida inflamada – Consulte um médico

Para conferir outros conteúdos sobre como tratar hemorroida inflamada e conhecer outros componentes que devem ou não ser colocados no banho de assento hemorroida, assista ao meu vídeo!

E lembre-se: embora o banho de assento seja um aliado no tratamento de hemorroidas e outros quadros na região, sempre busque avaliação médica antes de iniciar um tratamento. Só um profissional saberá avaliar com precisão qual o seu quadro e indicar o tratamento ideal.