A alimentação para diverticulite ou diverticulose é rodeada de mitos. Afinal, a pessoa que tem algum desses quadros pode ou não comer sementes? Para esclarecer essa e outras dúvidas, resolvi fazer esse conteúdo sobre saúde intestinal e dieta para diverticulite, vamos lá?

Bem, os divertículos são bolsinhas que se formam na parede do intestino, na região onde o sangue passa para irrigar o intestino grosso. Essas regiões costumam ser mais frágeis, já que o vaso de sangue precisa passar pela parede do músculo. Dessa forma, a região se torna mais propícia ao surgimento de divertículos, quando esses divertículos ficam inflamados, chamamos de diverticulite ou diverticulite aguda.

É importante lembrar que a diverticulite aguda é um quadro temporário de inflamação que, em geral, é tratado com antibióticos. O tratamento pode ser feito em casa, mas dependendo da gravidade, o paciente pode ser tratado no hospital. Como o tipo de manifestação da doença faz com que o tratamento mude, os sintomas apresentados também mudam o estilo de alimentação para diverticulite.

Dessa forma, a pessoa que tem os divertículos – ou seja, as bolsinhas no intestino – em geral, podem ter uma dieta para diverticulite praticamente normal, tendo uma liberdade maior na escolha dos alimentos. Entretanto, é preciso se atentar para sempre manter uma alimentação saudável, com a presença de frutas e legumes na dieta, para manter a saúde intestinal em dia. Sendo assim, confira o que não pode faltar na sua dieta:

Dieta anti-inflamatória

Uma dieta anti-inflamatória, muitas vezes, é a melhor alimentação para diverticulite. Afinal, a diverticulite aguda é uma inflamação dos divertículos, portanto, evitar alimentos inflamatórios é o ideal. Agora, vou responder ao mito citado no começo do texto: quem tem divertículo pode ou não comer sementes?

Sementes: bem, não há comprovação científica de que ingerir sementes aumente o risco de uma diverticulite aguda. Entretanto, teoricamente, uma semente pode entrar nesses divertículos, fazer pressão e, dessa forma, aumentar a chance de inflamação no local. Lembrando que isso é teórico e não existe recomendação de evitar sementes em quem tem divertículos no intestino.

Água: a água é um dos principais componentes para manter a saúde intestinal em dia e garantir o bom funcionamento do corpo. A quantidade ideal para cada pessoa varia, por isso, para encontrar a sua quantidade, basta multiplicar o seu peso ideal por 30mL.

Ômega 3: o Ômega 3 é um componente de certos óleos encontrados em peixes e castanhas específicos. Como o acesso a esse tipo de alimento nem sempre é fácil, podemos fazer a reposição desses nutrientes com cápsulas de Ômega 3, por exemplo.

Carnes brancas: incorporar peixes e carnes brancas na dieta para diverticulite auxilia a manter o processo anti-inflamatório. Evite carnes vermelhas gordas e churrasco em abundância, consumindo carnes vermelhas no máximo 3 vezes na semana e consumindo churrasco somente eventualmente.

Alimentação para diverticulite e diverticulose

Inclua na sua dieta

Fibras: dê preferência para alimentos integrais, como o arroz, pães e massas.

Alimentos naturais: verduras, legumes e frutas devem estar presentes nas refeições diárias. Elas auxiliam no funcionamento e saúde intestinal, além de preservar a flora local.

Consuma com moderação

Carboidratos simples: carboidratos simples tendem a ser absorvidos rapidamente, o que eleva a glicose causando diversos efeitos negativos como sobrecarga pancreática, acúmulo de gordura, a aumento de inflamação de baixo grau no organismo. Por isso, consuma em menor quantidade: doces, açúcares e massas.

Frituras, ultraprocessados e embutidos: todos esses são alimentos inflamatórios, por isso não são indicados para uma alimentação para diverticulite.

Além disso, sempre que possível, pratique atividades físicas com acompanhamento profissional. E ao notar alguma modificação intestinal, busque atendimento com um proctologista.