Abcesso anal e bolinha ao lado do ânus, qual a ligação?

“Dr. Marcelo, pareceu uma bolinha ao lado do ânus, e agora?” Essa é uma pergunta que recebo com frequência quando faço lives. Nos relatos, é comum ouvir que apareceu uma bolinha ao lado do ânus e que, em muitos casos, ela solta pus por um período e logo em seguida melhora. Vamos descobrir o que pode ser isso?

Bem, esses sintomas são típicos em quadros de fístula anal (ou fístula perianal, os dois nomes estão corretos).  Mas o que é uma fístula?

Uma fístula anal nada mais é que uma passagem entre a parte interna do ânus e a pele em volta do ânus, ou seja, é criada, sob a pele um canal que une esses dois pontos. Diagnosticar fístulas nem sempre é um processo simples, já que algumas podem se bifurcar em algum ponto do trajeto.

Além disso, em alguns quadros, as fístulas são muito próximas do ânus, o que pode fazer com que, num primeiro momento, elas sejam confundidas com um quadro de fissura anal. Já falei sobre a diferença entre os dois casos aqui no blog e você pode ler o conteúdo na íntegra aqui.

Bem, mas então o que provoca o surgimento de fístulas?

Fístula anal e abcesso anal, qual as relações?

Uma fístula retal é uma consequência de um abscesso anal (que também é conhecido como furúnculo). Um abcesso é uma bola de pus que se forma ao lado do ânus e é “preenchido” pela drenagem do conteúdo de uma glândula localizada dentro do ânus.

Dessa forma, quando esse pus vaza pela primeira vez, é quando é formado um canal que vai de dentro do ânus até a pele, ou seja, a fístula no ânus. Por esse canal estar aberto, a região passa a estar em constante contato com bactérias e resíduos de fezes que, por sua vez, podem formar novos abcessos. O primeiro abcesso anal é o mais sintomático, mas tende a não ser o único.

A partir do surgimento do primeiro abscesso anal e da formação de uma fístula, é comum que outros pequenos abcessos se formem na região, o que leva ao surgimento da bolinha e, por consequência, faz com que o pus vaze. Este é o sintoma que geralmente é percebido pela pessoa.

Mas, se ocorre a drenagem do pus, porque a bolinha ao lado do ânus volta a surgir? Bem, quando o pus é drenado, a região cicatriza e pára de ter contato com as fezes e bactérias do local, entretanto, a fístula anal (ou seja, a passagem criada pelo abcesso) permanece ali, o que faz com que a região volte a se contaminar em algum outro momento.

Abcesso anal que não drena, qual o perigo?

Como falei acima, os abscessos podem surgir de maneira cíclica, conforme vão drenando e voltando. Mas, em alguns casos, pode ocorrer do pus não ser drenado. Esse novo abcesso não drenado pode desencadear um quadro de Gangrena de Fournier, o que é um caso mais grave.

Dessa forma, as fístulas anais devem sempre ser tratadas o mais breve possível, assim prevenimos casos mais graves. É sempre importante lembrar que o diagnóstico correto do quadro deve ser feito por um profissional e, dessa forma, o melhor tratamento é escolhido.