A microbiota intestinal, conhecida como flora intestinal, consiste em um ecossistema composto por microrganismos que habitam no nosso trato gastrointestinal. Estamos falando de bactérias e outros microrganismos não patogênicos.

A flora está presente em várias partes do corpo, com maior quantidade no nosso intestino, e também temos bactérias na pele, na boca e nos órgãos genitais. É importante mantermos a nossa flora bacteriana mais saudável.

No nosso intestino a flora tem várias funções como ajudar na digestão, produzir vitaminas e disponibilizar minerais. Ou seja, com uma flora mais saudável, teremos uma saúde melhor.

Vamos falar um pouco mais sobre microbioma e dar algumas dicas para manter uma flora intestinal mais saudável.

Microbioma – Flora bacteriana saudável

Existem mais de 1000 espécies de bactérias no nosso organismo. E essas bactérias têm mais de 3 milhões de genes do nosso DNA e RNA. Temos, então, mais genes de bactérias no nosso organismo do que os nossos próprios genes.

As bactérias benéficas que residem na flora intestinal ajudam a manter a saúde do organismo como um todo. São elas que permitem o bom funcionamento do intestino, facilitam o processo de digestão e previnem infecções, doenças do cérebro e o desenvolvimento de tumores responsáveis por alguns tipos de câncer. As bastérias boas, ajudam a controlar e prevenir o desenvolvimento de bactérias ruins para nós.

Além disso, a microbiota intestinal ainda inclui muitos outros fatores. Alguns estudos mostram que ela pode evitar e tratar problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. É por isso que é de extrema importância cuidar da flora bacteriana hoje, para prevenir algumas doenças de amanhã.

A primeira dica é sobre o uso desnecessário de antibióticos. Ele precisa ser prescrito e é importante evitar a automedicação. Quando tomamos antibióticos, eles matam as bactérias ruins que causam infecções no nosso organismo, mas também as bactérias boas.

Após o uso dos antibióticos pode acontecer o desenvolvimento de um microbioma adequado ou não para o nosso organismo e isso pode causar um desequilíbrio, chamado de disbiose intestinal. Na prática, a disbiose intestinal pode ser  responsável pela síndrome do intestino preso, afetar a digestão, o sistema imunológico e a qualidade de vida.

A segunda dica é praticar atividade física. Além de inúmeros benefícios cardiovasculares, ósseos e musculares a atividade física estimula uma maior saúde intestinal, funcionamento do intestino e desenvolvimento de uma flora saudável.

A terrceira dica para ter um microbioma mais saudável é a alimentação. O intestino é o órgão onde mais existem bactérias e microrganismos. Quando não temos uma boa alimentação, selecionamos bactérias ruins para o nosso organismo, gerando consequências.

Uma alimentação saudável resume-se em alimentos com baixo teor de gorduras ruins e ricas em frutas, especiarias, vegetais, grãos e legumes. Opte também por alimentos que contenham fibras, nutrientes e antioxidantes, pois eles vão ajudar a manter o equilíbrio da microbiota.

Como falamos anteriormente, a região genital também tem microbioma. A mulher, na cavidade vaginal possui uma flora bem típica daquela região. Porém, quando acontece uma disbiose pode ocorrer quadros como vaginite e vaginose.

Para prevenir quaisquer problemas de disbiose no canal vaginal, é recomendado cuidar da saúde sexual, faça sexo seguro e com poucos parceiros. Depois de uma relação deve-se urinar e fazer a higienização da região. Essa higienização é importante porque a região vaginal está próxima da região do ânus e da pele e quando não existe higienização pode haver um desequilíbrio.

Por último, o uso do álcool. Não faça o uso de bebidas alcoólicas vários dias da semana. Se você consome álcool 4 vezes por semana, diminua para 2 ou 3 vezes por semana. O consumo exagerado pode trazer sérias consequências para a microbiota intestinal.

Flora Bacteriana – Saiba mais

Foram faladas algumas dicas sobre como cuidar da flora intestinal e como uma disbiose (desequilíbrio) intestinal pode afetar no seu dia a dia. Existem vários benefícios quando se tem uma flora intestinal saudável, como a melhoria da digestão dos alimentos e absorção de nutrientes.

Quer saber mais sobre flora intestinal, flora bacteriana, microbiota intestinal, disbiose intestinal e microbioma? Entre em nosso blog.